
A SÁBADO é todos os dias: Matosinhos gastou 9 mil euros para autarcas irem a Roma ver o cardeal
A newsletter de quarta-feira
A newsletter de quarta-feira
A Câmara de Matosinhos mandou quatro representantes para assistir à investidura de D. Américo Aguiar como cardeal. A autarca voltou no dia antes da cerimónia.
As condecorações foram enviadas ao cuidado do cardeal Américo Aguiar, atual bispo de Setúbal e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.
É já este sábado que a noiva entrará na Basílica de Mafra, com a tiara da Rainha D. Amélia. Esperam-se cerca de 1.200 pessoas na igreja e na rua vai haver festa popular, com ranchos folclóricos, bandeiras da monarquia e merchandising à venda. No jantar de gala para 400 convidados, nos jardins da casa da família, vai servir-se vitela barrosã e robalo.
Américo Aguiar, até agora bispo auxiliar de Lisboa, recebeu o anel e barrete cardinalícios, assim como a bula de criação, em Roma.
Nomeação já era falada, mas foi oficializada esta quinta-feira pelo Vaticano. Américo Aguiar será criado cardeal a 30 de setembro.
Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.
Tinha 62 anos e sofreu uma queda grave. Papa celebrou missa de homenagem, em que se encontravam familiares da francesa.
Francisco alertou que o risco, face a estes acontecimentos, é cair na "resignação e pessimismo", e pediu para que os católicos enfrentem "as situações pastorais e espirituais", e dialoguem "com abertura de coração para experimentar novos caminhos a seguir".
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude que começou na terça-feira e termina no domingo.
"Venha sua santidade, venham os peregrinos e celebremos esta grande Jornada Mundial da Juventude e possamos fruir para todo o sempre desta qualidade acrescida que as nossas cidades vão ter com a requalificação destas frentes [ribeirinhas]", afirmou o primeiro-ministro.
Pela primeira vez a Jornada Mundial da Juventude vai ter um centro de apoio à vítima no seu recinto. Carla Ferreira, da APAV, explica à SÁBADO como vai funcionar esta iniciativa inédita que surgiu de um protocolo entre a Fundação Jornada Mundial da Juventude e a associação.
Newsletter de quinta-feira
Os cinco cadeirões e as vestes do Santo Padre, os discursos dos responsáveis de associações e o helicóptero que o levará a Fátima tiveram de ser aprovados pela Santa Sé. A segurança do Papa exigiu 200 reuniões das autoridades e todas as pessoas que estarão perto do chefe da Igreja foram investigadas e credenciadas.
Os preparativos da Jornada Mundial da Juventude e da vinda do Papa a Portugal estão em destaque nesta edição. Outros temas: as noivas antitradição; as histórias do chef dos famosos; e a moda de comprar roupa a peso.
Hoje de manhã, o bispo português visitou a catedral de Lviv. À tarde, o coordenador da JMJ de Lisboa, em agosto, vai reunir-se com jovens.