
Alzheimer. Vêm aí novos tratamentos?
Mais de 100 anos após o aparecimento do primeiro caso de Alzheimer, é uma incógnita se algum dia haverá uma cura. Esta quinta-feira, assinala-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
Mais de 100 anos após o aparecimento do primeiro caso de Alzheimer, é uma incógnita se algum dia haverá uma cura. Esta quinta-feira, assinala-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
A experiência levada a cabo pela farmacêutica Roche reuniu cerca de 1.000 voluntários. Gantenerumab foi o medicamento aplicado. Especialistas tinham esperança, mas o resultado ficou aquém das expetativas.
O estudo conduzido pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência indica que o impacto nos anos de vida perdidos é superior nas mulheres.
Cerca de uma dezena de idosos com demência que não puderam entrar em unidades de saúde com acompanhante devido à pandemia abandonaram as mesmas sozinhos e sem conhecimento da família.
Os governos devem assegurar que os seus sistemas de saúde e de cuidados estão preparados para atender aos doentes, avisa diretor da Alzheimer Europe.
"Portugal ultrapassa a tendência europeia", indica em comunicado a Alzheimer Portugal.
Com imagem renovada, pretende afirmar-se como “Uma Receita para a Vida”
Associação alerta para a necessidade de "testar novos fármacos capazes de prevenir a doença". Farmacêutica Pfizer não fez ensaios clínicos nem divulgou dados sobre fármaco que pode reduzir risco em 64%.
Técnicos Oficiais de Contas recomendaram corte de despesas para equilibrar contas.
Nélida Aguiar é cuidadora da mãe, Idalina. A tarefa destruiu um relacionamento amoroso e acabou com a sua vida pessoal, mas voltaria a fazer tudo de novo.
Doença representa cerca de 50 a 70% dos casos de demência em Portugal. Manifesta-se de forma progressiva.
Idosa brasileira expressa carinho pela neta, num vídeo que já conta com milhares de visualizações.
Iniciativa pretende "ajudar os portugueses a compreenderem como é que a demência afeta as pessoas".
A directora do Departamento de Formação e Projectos da Associação Alzheimer Portugal, Ana Margarida Cavaleiro, salienta a importância do exercício físico na redução da possibilidade de desenvolver demências.
Cada português consome – sem saber – 90 gramas de açúcar por dia. É mais de três vezes o recomendado. Especialistas alertam para os riscos de diabetes, obesidade, doenças cardíacas, fígado gordo e uma lista interminável de outras patologias.
Medida ajuda localizar crianças perdidas dos pais.