
A SÁBADO é todos os dias: Um roteiro pelo sudoeste alentejano e costa vicentina
newsletter de quinta-feira
newsletter de quinta-feira
Partimos em reportagem, começando em Vila do Bispo para terminar no Cercal do Alentejo. Entre o mar e o interior profundo, em busca de praias, restaurantes e hotéis, ouvimos quem lá vive.
Descubra o sudoeste alentejano e a costa vicentina da forma mais sustentável possível. Junto ao mar ou no espaço rural, pode levar entre meio dia e duas semanas de viagem
Presença árabe, pão em forno de lenha, um bar de praia ideal para o fim do dia e uma herdade transformada em refúgio. Tudo em cerca de 50 quilómetros
Espaços para exercitar a partilha à mesa.
Passado um ano da “cerca sanitária” no concelho alentejano, nem uma única habitação foi construída para os trabalhadores migrantes. E quase não há casas para turismo.
O único dos cinco militares da GNR condenado a prisão efetiva em 2020 por violação de domicílio, sequestro e agressões a imigrantes em Odemira foi expulso, por ordem de Cabrita.
O processo anterior, envolvendo sequestro, violação de domicílio e agressões a imigrantes em Odemira, foi julgado em 2020 e levou a penas suspensas.
Já lhe chamaram a “Califórnia da Europa”. Mas um surto de Covid-19 revelou o lado “faroeste” do novo eldorado agrícola português. O negócio de milhões em exportações, que necessita de milhares de braços de trabalho importados, foi capturado por apenas uma multinacional: a Driscoll’s. Enquanto houver água. Viagem aos bastidores da exploração em Odemira.
No interior, há quedas de água refrescantes e praias fluviais com condições privilegiadas, com o apelo da vida no campo bem presente. Na costa imperam as enseadas entre rochas, onde, com um pouco de coragem, é possível fugir às enchentes do verão.
Os casos detetados na pandemia entre os imigrantes que trabalham na agricultura denunciaram as condições desumanas em que vivem.
O Parque Natural nos seus muitos quilómetros de costa, na sua biodiversidade única, riquíssima em flora e fauna, juntamente com as imensas falésias, rios e um oceano a perder de vista, fruto da interação equilibrada entre as diferentes formas de vida, é belo.
Imigrantes que estavam na Pousada da Juventude foram realojados no complexo turístico. Pousada de Almograve está agora preparada para receber pessoas que testem positivo à covid-19 e, neste momento, estão no Zmar 24 trabalhadores agrícolas.
O processo deu entrada no Tribunal Central Administrativo Sul e pede que a freguesia de São Teotónio possa ser tratada "em pé de igualdade" e avance no desconfinamento.
Portugal registou 22 concelhos com número de casos acima do limite, 15 deles em território continental. Arganil é o município em pior situação e é quase certo que volte a recuar - basta-lhe confirmar um caso esta semana. Montalegre recua no desconfinamento se registar dois casos.
Portugal ficará em estado de calamidade até ao dia 30 de maio. Dois concelhos, Arganil e Lamego, recuam para as regras de 19 de abril. Resende mantém-se nas regras de 5 de abril.