Marcelino da Mata, o comando que escapou a uma certidão de óbito por fuzilamento
14 de fevereiroEduardo Dâmaso

Marcelino da Mata, o comando que escapou a uma certidão de óbito por fuzilamento

Na morte de Marcelino da Mata regressa o seu mito mas também a memória dos comandos africanos deixados a morrer em Bissau, às mãos do PAIGC. Uma página de ignomínia na história portuguesa contemporânea, que permanece como uma ferida aberta, a que mais facilmente podemos chamar crime de guerra do que a qualquer operação dos comandos africanos feitas no teatro de um conflito que representou, mais do que qualquer outro, o estertor do império colonial português.

Correia de Campos: 'Coimbra deu sempre exemplos de generosidade e de luta por ideais'
27 de novembro de 2020Rui Avelar

Correia de Campos: "Coimbra deu sempre exemplos de generosidade e de luta por ideais"

António Correia de Campos foi eleito, em 1964, o 60º. presidente da Associação Académica de Coimbra. Por ocasião do centenário da Tomada da Bastilha – tomada de assalto do ‘Clube dos lentes’ por estudantes para dotar a AAC de uma sede condigna –, Correia de Campos recorda Coimbra como um alfobre de fraternidade.

Dia 31, hoje a emergência é outra
24 de abril de 2020Eduardo Dâmaso

Dia 31, hoje a emergência é outra

Hoje vivemos a emergência de um povo que não pode juntar-se em nenhuma praça. É esse povo que deve ser honrado e homenageado em todos os 25 de Abril da nossa vida. É a esse povo que não se pode dizer que o 25 de Abril não se celebra com máscara

Raúl Morodo, o velho amigo espanhol
19 de janeiro de 2020Eduardo Dâmaso

Raúl Morodo, o velho amigo espanhol

Um homem da Transição, um dos Grandes da democracia espanhola, viu-se envolvido numa investigação de corrupção pelo roubo de 35 milhões da petrolífera estatal da Venezuela.

Como os retornados mudaram Portugal
03 de novembro de 2019Bruno Faria Lopes

Como os retornados mudaram Portugal

Criaram empresas, hospitais e universidades. Revolucionaram os costumes e as artes. As histórias de sucesso de quem regressou de África.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)