As garantias da NATO à Ucrânia
João Carlos Barradas

As garantias da NATO à Ucrânia

Membros da Aliança Atlântica vão reunir em Vilnius, Lituânia, para discutir a guerra na Ucrânia e como é que a Rússia pode ser contida. A análise de João Carlos Barradas.

Relatório minoritário

O regresso do “inimigo ideal”

Infelizmente, cresce em Moscovo uma espécie de “tendência Al-Qaeda” sobre a guerra. Considera que esta só acaba com a destruição total do inimigo e com o triunfo do “Bem”. E o inimigo é todo o “Ocidente coletivo” e o Bem é toda à Pátria Russa. Não há espaço para qualquer compromisso. Mesmo como bluff é terrível.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia federal (12)

Estou a referir-me, naturalmente, ao processo de revisão constitucional desencadeado pelo Chega e que levou à apresentação por vários outros partidos, à pressa e sem grande estudo prévio, de outros projectos de revisão, apanhando de surpresa os cidadãos (eleitores ou não) e as instituições e sem que qualquer debate público tenha sido previamente realizado.

Relatório minoritário

Uma guerra blasfema

Há uma progressão alucinante nas justificações para a invasão da Ucrânia. O poder agressor diz agora estar a liderar uma “guerra santa”. Os apoiantes internacionais desta loucura (ou os mudos) deviam refletir sobre o assunto.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana