
A ministra que se perdeu no labirinto da Saúde @Model.HTag>
Marta Temido prefere centralizar tudo e ouve pouco, mesmo que a consequência seja deixar respostas por dar. Está a perder a luta contra uma pandemia que expôs o défice de gestão no SNS.
Marta Temido prefere centralizar tudo e ouve pouco, mesmo que a consequência seja deixar respostas por dar. Está a perder a luta contra uma pandemia que expôs o défice de gestão no SNS.
A contribuição de Portugal para a estratégia europeia de vacinação contra a covid-19, no montante de 11,2 milhões de euros, será paga na íntegra ainda em 2020.
Há sete semanas que a SÁBADO pede o acordo assinado com a farmacêutica e o estudo da Faculdade de Ciências que o Governo usou para decidir comprar 100 mil frascos desse medicamento
"E isto é muito importante. Temos de perceber qual é a evidência que a nossa diretora-geral da Saúde tem para dizer, à partida, que pessoas a partir de uma determinada idade não devem ser vacinadas: se é para as proteger ou para as expor", declarou Miguel Guimarães.
O coordenador da 'task force' criada pelo Governo para definir todo o plano de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos, a proposta apresentada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) "não tem qualquer limite de idade para as pessoas internadas em lares".
"Não é admissível desistir de proteger a vida em função da idade. As vidas não têm prazo de validade", declarou António Costa, depois de questionado sobre a possibilidade de todos os maiores de 75 anos sem comorbilidades ficarem de fora do acesso prioritário à vacina contra o novo coronavírus.
Despacho publicado em Diário da República foi assinado pelos ministros da Defesa Nacional, Administração Interna e Saúde.
Este procedimento na contratação de médicos insere-se no decreto-lei hoje aprovado e que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da covid-19.
Gestão da ACSS está sem quórum, apenas com Márcia Roque (presidente) e a Ricardo Mestre, cujos mandatos expiram dentro de mês e meio
Em plena pandemia, e mesmo após o reforço do orçamento do Ministério da Saúde, o número de médicos em regime exclusivo é inferior ao que era no final do ano passado.
Em 2018, Marta Temido foi a Évora dar uma formação a dirigentes da Gilead, a farmacêutica que acaba de ganhar um contrato de €35 milhões pelo remdesivir, que a OMS diz não ser eficaz contra a Covid-19. E ainda o caso da ex RP da Gilead que trabalha agora nos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Lisboa Central.
Preço passa de 87,95 euros para 65 euros e entra em vigor no sábado. Ministério da Saúde diz que preço definido em março "refletia as condições internacionais adversas do mercado" e que o cenário é hoje diferente.
Ex-secretária de Estado, que se manifestou "surpreendida" com a sua exoneração do Governo, salientou diz que sai do executivo com contas positivas no SNS.
Um dos casos é o de Jamila Madeira, que sai das funções de secretária de Estado Adjunta e da Saúde. Cargo passa a ser desempenhado por António Sales.
Há 242 mil doentes na lista de espera para cirurgia, dos quais mais de 100 mil viram ultrapassado o prazo recomendado para sua patologia, situação agravada pela pandemia.
O internato médico é um período de formação médica, da atribuição do Ministério da Saúde, que visa habilitar o médico ao exercício autónomo da medicina.