Mirabolando ou as crónicas recicladas de Manguel
01 de abrilJoão Pedro George

Mirabolando ou as crónicas recicladas de Manguel

O facto de os textos de Manguel publicados no jornal mais vendido em Portugal serem mercadoria antiga, prosa que o tangoso argentino publica e republica, vende e revende, porque este é o seu modo de ganhar a vida, não é particularmente significativo, nem esse é o escopo desta história mil vezes contada. Um ensaio de João Pedro George

3
Manuel Salgado, o homem que manda(va) na cidade
11 de fevereiroMargarida Davim

Manuel Salgado, o homem que manda(va) na cidade

O ex-vereador do Urbanismo que pediu a demissão da presidência da SRU, já foi o homem com mais poder na Câmara de Lisboa. Há quem o compare ao Marquês de Pombal e não falta quem questione a forma absoluta como decide ou ponha em causa o modo como gere conflitos de interesses com a família.

As fuças da direita

Paulo Portas recordou que sempre teve a preocupação de não deixar aparecer nada à direita do CDS. Só não disse que era ele essa direita: securitária, católica e contra o rendimento mínimo

9
Estas mulheres são 'padres' em Portugal
25 de dezembro de 2020Ana Catarina André

Estas mulheres são "padres" em Portugal

Quase. Ela explica a Bíblia e dá a comunhão. Parece a missa. Mas o Papa proíbe-lhe o sacerdócio. Há mais portuguesas assim. Histórias da florista, da socióloga e da divorciada a viver com o namorado.

7
Quem eram os sete melhores amigos de Jesus
24 de dezembro de 2020Rita Garcia

Quem eram os sete melhores amigos de Jesus

Tinha três discípulos preferidos, era amigo de três mulheres e ficou devastado com a morte de um homem. Saiba quem eram os mais próximos de Jesus

Justamente

Direitos Humanos

Tal declaração tem uma importância fundamental, pois não só ajudou a consolidar a ideia de direitos humanos, como também criou a exigência de uma conduta, por parte dos Estados e das sociedades, no sentido do combate às desigualdades.

E se a História pudesse ser contada através dos videojogos?
04 de dezembro de 2020André Santos

E se a História pudesse ser contada através dos videojogos?

A indústria do entretenimento é hoje dominada pelos videojogos. E é tempo de reflectir sobre a história eles contam. É precisamente isso que “Gamer Sapiens”, uma produção do canal História, tenta descobrir. Estreia hoje, pelas 22H15.

Ípsilon e Tinta-da-China - artísticos amigos
30 de agosto de 2020João Pedro George

Ípsilon e Tinta-da-China - artísticos amigos

João Pedro George analisa os autores publicados pela Tinta-da-China que escrevem para o suplemento cultural do Público e as críticas feitas a esses mesmos livros. Terceira parte de um extenso ensaio.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)