Da Al Qaeda ao Estado Islâmico
11 de setembroNuno Tiago Pinto

Da Al Qaeda ao Estado Islâmico

O caos no Iraque após a invasão dos EUA permitiu o crescimento do grupo que começou por ser um afiliado da Al Qaeda até se tornar o maior rival da organização criada por Bin Laden na corrida pela liderança da jihad global.

A guerra dos 40 anos no Médio Oriente

O ano 2021 ficará marcado por uma autorresponsabilização das principais potências do Médio Oriente, algo que todos as elites políticas regionais intuitivamente desejavam retardar. Porque apesar da repulsa que todas nutrem em relação ao Ocidente, era sempre mais fácil quando se encontravam os EUA, mesmo à mão de semear, para culpar pelos falhanços e caos na região.  

Biden no mundo

Trump com áurea de grande negociador (deal breaker), desenvolveu uma política externa de oposição, desfazendo a maioria das decisões do seu antecessor, e por essa via, contentar a sua magra base eleitoral atenta aos assuntos internacionais.

O que é que Trump conseguiu fazer nestes últimos quatro anos?
02 de novembro de 2020Patrícia Viegas

O que é que Trump conseguiu fazer nestes últimos quatro anos?

A maior reforma fiscal desde 1981, fim do Estado Islâmico, saída de guerras infindáveis, reformulação da justiça federal, lançamento da Força Espacial. Estes são alguns dos exemplos que a Casa Branca aponta como grandes feitos do mandato presidencial de Donald Trump.

Quem quer ser Califa?

O mundo islâmico tenta reconstruir a sua posição no mundo através da rejeição violenta de qualquer tipo de influências ocidentais. Os seus projetos passam por reconverter, reconquistar e repor, sem vergonha, o seu passado alegadamente glorioso e consensual.

2
Estado Islâmico declara apoio a novo líder
02 de novembro de 2019Lusa

Estado Islâmico declara apoio a novo líder

Grupo demonstrou apoio a Abu Ibrahim al-Hashemi Al-Qurayshi, que sucedeu a Abu Bakr al-Bahdadi, morto na semana passada durante um ataque militar norte-americano.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)