
Relógio em Coimbra alerta para alterações climáticas
Associação Académica de Coimbra acolhe climate clock, desenvolvido por duas empresas criadas no âmbito da Universidade.
Associação Académica de Coimbra acolhe climate clock, desenvolvido por duas empresas criadas no âmbito da Universidade.
Eleições estão agendadas para 30 de outubro.
Empossado em fevereiro de 1970, mediante escolha de Veiga Simão, aparentemente feita à revelia do então primeiro-ministro Marcelo Caetano, José de Gouveia Monteiro pediu "a exoneração" do cargo, volvido um ano, e veio a demitir-se no outono de 1971.
Luís Parreirão foi secretário de Estado da Administração Interna e das Obras Públicas nos governos de António Guterres, presidiu à Associação Académica de Coimbra (AAC) e à Comissão Nacional de Jurisdição do PS. Defende que é tempo de afirmar a liberdade de consciência e o direito à privacidade.
Congresso do Chega, em Coimbra, coincide com 95º. aniversário do golpe de Estado de 28 de maio. Baluarte da memória, a Associação Académica faz a defesa da cidadania, da democracia e da liberdade.
Críticos de um catedrático que terá lançado uma insinuação, em aparente benefício de outro, dizem que não pode valer tudo. O episódio não é alheio à correlação de forças entre ‘dinastias’ de famílias.
Associação Académica de Coimbra marcou o Dia do Estudante com protesto e pediu um teto máximo para os alunos estrangeiros frequentarem mestrados.
"Perante a pandemia de covid-19 e o estado atual do nosso país, esta foi uma solução consciente e que vai ao encontro às recomendações da Direção Geral da Saúde e do Ministério da Saúde", referiu a organização.
A eleição do sucessor de Fernando Lima esteve agendada para meados de 2020, tendo sido adiada devido à pandemia da covid-19. Embora sem data marcada, ela deverá ocorrer no segundo semestre de 2021.
Candidata admitiu estar preocupada com os números crescentes de casos e óbitos devido à covid-19.
A Magna entendeu "excluir o candidato André Ventura de qualquer convite, ato político ou público até às eleições presidenciais".
António Correia de Campos foi eleito, em 1964, o 60º. presidente da Associação Académica de Coimbra. Por ocasião do centenário da Tomada da Bastilha – tomada de assalto do ‘Clube dos lentes’ por estudantes para dotar a AAC de uma sede condigna –, Correia de Campos recorda Coimbra como um alfobre de fraternidade.
A revista "Capa e Batina" recolheu depoimentos de 33 ex-presidentes da AAC que contam os episódios mais audazes dos seus mandatos.
Os arguidos são o ex-presidente José Eduardo Simões e os dois antigos vice-presidentes, Salvador Arnaut e Luís Godinho Simões, ambos empresários.
Devido à covid-19, a praxe em Coimbra terá o uso obrigatório de máscara, a proibição de grupos com mais de dez participantes, interdição de todas as interações e atividades que envolvam contacto físico e distanciamento mínimo de dois metros.
Nesta fase, o plano de reatamento do funcionamento tem por base a abertura do mini-auditório Salgado Zenha, aumento de utilizadores da sala de estudo e permissão de duas pessoas na papelaria.