Notícia

Mário Soares

Parlamento presta homenagem ao antigo Presidente

11.01.2017 13:51 por Susana Lúcio
Mário Soares vai ser homenageado hoje à tarde na Assembleia da República por todos os partidos políticos com representação parlamentar, um dia depois do primeiro funeral de Estado desde o 25 de Abril de 1974
Foto: José Sena Goulão
Foto: Jorge Paula

A vida e o legado de Mário Soares, que morreu aos 92 anos no passado sábado, dia 7 de Janeiro, vão ser hoje recordados por todos os grupos parlamentares em sessão plenária na Assembleia da República, marcada para as 15h00. 

A decisão foi anunciada pelo deputado Duarte Pacheco, do PSD, no dia da morte de Soares. "É a primeira vez que um Presidente da República eleito democraticamente nos deixa e que o país vive três dias de luto oficial", atentou Pacheco. "O Parlamento não podia ficar indiferente."

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, irá ler um voto de pesar, seguindo-se a intervenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em representação do Governo, uma vez que o primeiro-ministro António Costa continua em visita oficial na Índia.

Todos os partidos com assento parlamentar vão discursar, enquanto serão projectadas imagens de Mário Soares nas telas gigantes da sala de sessões. Conforme decisão da conferência de líderes, André Silva, deputado único do PAN, será o primeiro a dirigir-se ao hemiciclo, seguido por Os Verdes, PCP, CDS-PP, BE e PSD. Foi acordado que o PS, partido fundado, entre outros, por Mário Soares, fecharia a sessão. 

Ontem, o cortejo fúnebre de Mário Soares também passou pelo Parlamento, cujos deputados, funcionários da Assembleia da República e colaboradores dos grupos parlamentares foram convidados a estar presentes no tributo.

pub
Leia o especial dedicado à vida de Mário Soares na edição nº663 da SÁBADO, esta semana nas bancas com 164 páginas.



pub
pub