Notícia

Operação Marquês

Sofia Fava tentou negociar confissão com Ministério Público

15.10.2017 15:00 por Alexandra Pedro
Ex-mulher de José Sócrates aceitava falar caso o procurador lhe "perdoasse" os crimes
Foto: Sábado
Foto: Sábado
Foto: Sábado
Foto: Sábado
Foto: Sábado
Foto: Sábado

Sofia Fava
Sofia Fava tentou negociar com o Ministério Público para ser ilibada dos seus crimes, no âmbito da Operação Marquês. De acordo com o Correio da Manhã, a ex-mulher de José Sócrates prometia falar caso o procurador lhe "perdoasse" os crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais. 

"Podendo a minha constituinte sair do processo mais cedo possível e podendo o processo também perder alguma...alguma carga acessória, digamos assim, e focar-se no principal, isso não era mau, não é? Ou não seria mau, não é? Agora, se me dizem à partida que isso é impossível, pronto, não vale a pena", terá dito Paulo Sá e Cunha, advogada de Fava.

"Neste momento não lhe posso dizer se é possível ou impossível", responderam as magistradas. 

Ao que tudo indica, Rosário Teixeira, que dirigia o processo, não aceitou tal proposta, uma vez que a delação premiada ainda não existe em Portugal, e lembrou que a situação podia ser contestada pelos assistentes e pelo juiz de instrução. 

pub
Segundo o referido jornal, as provas de que Sócrates tinha uma fortuna da mãe e vivia às suas custas já eram, em Março deste ano - aquando da proposta de Sofia Fava -, evidentes. Tânia Gouveia, sua ex-cunhada, e Célia Tavares - a quem Sócrates terá entregue cerca de 400 a 1000 euros - esclarecem o Ministério Público. 

A ex-companheiro do antigo primeiro-ministro chegou mesmo a assumir que "seria burrice não aceitar o dinheiro" de alguém com "essa generosidade". 

Sandra Santos, que recebeu quase 100 mil, garantiu que se tratou de um empréstimo de Santos Silva. Foi desmentida, no entanto, por Lígia Correia, actual namorada do ex-governante, desmentiu o depoimento de Sandra, assumindo que lhe pagou viagens e lhe entregou 500 euros a pedido de José Sócrates.


pub
pub