Técnico adere a rede europeia de investigação em inteligência artificial

Lusa 15 de setembro de 2020
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 29 de julho a 4 de agosto
As mais lidas

A rede do Laboratório Europeu para Sistemas Inteligentes e de Aprendizagem inclui 30 unidades de investigação em colaboração, incluindo o IST.

O Instituto Superior Técnico passa a partir de hoje a pertencer a uma rede europeia de laboratórios de investigação em inteligência artificial que inclui também as Universidades de Cambridge (Reino Unido) e a Sorbonne (França).

Instituto Superior Técnico
Instituto Superior Técnico

A rede do Laboratório Europeu para Sistemas Inteligentes e de Aprendizagem (ELLIS, na sigla em inglês) inclui 30 unidades de investigação em colaboração, com o objetivo de conseguir tornar a Europa mais competitiva na área.

"Na Europa, com tantos pequenos países, as coisas estão mais partidas, enquanto em grandes potências, como a China, consegue-se reunir mais massa crítica", disse à agência Lusa o coordenador do polo da rede Ellis no Técnico, o investigador Mário Figueiredo.

A representação da rede far-se-á através do Lisbon Unit for Learning and Intelligent Systems, um consórcio que reúne o Instituto Superior Técnico, o Instituto de Telecominicações, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação de Desenvolvimento e Instituto de Sistemas e Robótica.

Em Portugal, a investigação em inteligência artificial liga-se especialmente com a medicina, na análise de imagens médicas, robótica industrial, mas também reconhecimento da fala e linguagem natural.

Pertencer à rede ELLIS irá "estimular a colaboração" e a realização de projetos em comum com outras instituições, partindo "do reconhecimento que já existe" da investigação do Técnico.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Investigação
Opinião Ver mais