Surgiram mais de 37 mil startups em Portugal em 12 meses

Lusa 06 de abril de 2016
As mais lidas

Em Portugal nasceram 37 399 novas empresas, consideradas startups, nos últimos 12 meses, 2,5% são companhias tecnológicas

Segundo o estudo Barómetro Informa, entre Março do ano passado e Fevereiro deste ano, nasceram em Portugal 37399 'startups' e outras organizações, contra as 36.195 que surgiram no período homólogo anterior.

BraunS
Já as empresas tecnológicas com mais tempo no mercado (a partir dos seis anos) representam 1,8% do universo empresarial.

No que diz respeito às startups em geral, e independentemente do sector, fecharam entre Março de 2015 e Fevereiro deste ano 15 904 empresas, mais 8,4% face aos 12 meses anteriores. Contudo, as insolvências estão a reduzir-se e, naqueles 12 meses, houve menos 8% de empresas a falir, num total de insolvências de 4 052. 

Por áreas de actividade, destaque para o sector da agricultura, pesca e caça, que em Fevereiro deste ano viu o número de empresas aumentarem em 40%, em termos homólogos, seguindo-se as actividades imobiliárias, com um aumento de 38%.

Ainda assim, é o sector dos serviços que mantém a liderança no que diz respeito ao número de empresas e outras organizações, que atingiram em Fevereiro cerca de 154 mil.

Por distritos, no mesmo mês, Lisboa liderava, ao concentrar perto de 122 mil empresas, representando 27,8% do total, seguindo-se o Porto, com cerca de 76 mil, correspondentes a 17,2%, e Braga, com 34 mil novas empresas, significando 7,8% do total.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais