Rangel relator de projeto para dar iniciativa legislativa ao Parlamento Europeu

Lusa 29 de maio de 2020
As mais lidas

Relatório, segundo o eurodeputado, poderá "mudar o curso das coisas", contribuindo para tornar "a União Europeia mais democrática".

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel é relator para o "direito de iniciativa legislativa" do Parlamento Europeu (PE), uma alteração às regras que deixam este poder exclusivamente nas mãos da Comissão Europeia, foi hoje anunciado.

Paulo Rangel
Paulo Rangel LUSA / Manuel de Almeida

O relatório, segundo um comunicado de Rangel, poderá "mudar o curso das coisas", contribuindo para "alterar o equilíbrio de poderes da União Europeia a favor do Parlamento, tornando a União mais democrática".

"Tudo farei para contribuir, com este relatório, para que o Parlamento Europeu deixe de ser o único Parlamento democrático sem iniciativa legislativa própria. Se este relatório arrancar com este processo de viragem, estaremos a fazer história na democracia europeia", sublinhou o eurodeputado, que integra a Comissão de Assuntos Constitucionais do PE.

"Um Parlamento sem capacidade de iniciativa legislativa é um Parlamento amputado", considerou também.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais