No Parlamento, a ministra Constança Urbano de Sousa anunciou ainda que a criminalidade violenta baixou 12,6% no primeiro semestre deste ano, relativamente ao mesmo período de 2015
MAI recebe mais 50 milhões de euros. E avançam as promoções na PSP
A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, revelou que a criminalidade violenta e grave baixou 12,6 por cento no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2015 - menos 1.203 ocorrências. Além disso, anunciou um reforço da verba do MAI para o próximo ano.
Tiago Petinga/Lusa
A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, revelou que a criminalidade violenta e grave baixou 12,6 por cento no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2015 - menos 1.203 ocorrências. Além disso, anunciou um reforço da verba do MAI para o próximo ano.
No Parlamento, a ministra adiantou ainda que também no primeiro semestre deste ano se verificou uma diminuição de 13.783 participações, o que representa uma descida da criminalidade participada de oito por cento relativamente aos primeiros seis meses de 2015. "Recordo que, em 2015, verificou-se uma certa inflexão da tendência de descida da criminalidade participada, motivada, sobretudo, pelo aumento de crimes participados decorrentes da proactividade policial e do registo de crimes que não existiam em 2014, nomeadamente o mau trato a animais de companhia", disse ainda Constança Urbano de Sousa.
A ministra está a ser ouvida na Assembleia da República sobre o Orçamento do Estado para 2017, numa audição conjunta das comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e a Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas e a Comissão de Agricultura e Mar. Foi durante a mesma que anunciou que, para 2017, o orçamento do MAI vai ter um aumento de 50 milhões, ascendendo aos 2.077 milhões de euros. "O agrupamento de despesa com pessoal, que representa 75% da despesa global do MAI, é aumentado em 25,7 milhões de euros", especificou.
Constança Urbano de Sousa garantiu ainda a "admissão de 45 novos inspectores que estão em formação" no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, através da mobilidade interna. O MAI anunciou, além disso, que "já foram autorizadas para 2017 as promoções da PSP, pelo que, em breve, poderão ser abertos os concursos e os cursos que as concretizarão". A medida, explicou o Ministério, "envolve um total de 1.050 efectivos".
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.