Governo português recorda "compromisso com a paz" de Peres

Lusa 28 de setembro de 2016
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 25 de fevereiro a 3 de março
As mais lidas

Augusto Santos Silva, o ministro dos Negócios Estrangeiros, exprimiu as suas condolências ao povo, governo e presidente de Israel

O Governo português considerou hoje que o ex-Presidente de Israel Shimon Peres será recordado "pelo seu compromisso com a paz no Médio Oriente, construída numa solução política e histórica duradoura", que é a coexistência dos Estados israelita e palestiniano.

Nuno Veiga/LUSA
O Nobel da Paz Shimon Peres, que morreu hoje aos 93 anos, "vai ser recordado pelo seu compromisso com a paz no Médio Oriente, construída numa solução política e histórica duradoura", disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, que transmitiu "as mais sentidas condolências" ao povo, ao Governo e ao Presidente israelitas.

O chefe da diplomacia portuguesa disse esperar que "o choque" causado pelo desaparecimento do antigo líder israelita "possa ser uma chamada de atenção para todos e para as responsabilidades de todos na construção do diálogo político necessário para que a solução dos dois Estados possa ser finalmente implantada".

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres morreu hoje, por volta das 3 horas (1 hora em Lisboa).

Shimon Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) a 13 de Setembro e encontrava-se hospitalizado desde então.

Peres era o último sobrevivente da geração dos "pais fundadores" de Israel e foi um dos principais artesãos dos acordos de Oslo, assinados com os palestinianos em 1993, o que lhe valeu a atribuição do Nobel da Paz em 1994.

Shimon Peres ocupou quase todos os mais importantes cargos políticos em Israel - ministro de várias pastas em vários governos, primeiro-ministro interino, primeiro-ministro e presidente (2007-2014).
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais