Fiscalizar telemóveis? Polícias consideram ideia "estapafúrdia" e "ingrata"

Fiscalizar telemóveis? Polícias consideram ideia 'estapafúrdia' e 'ingrata'
Ana Bela Ferreira 15 de outubro de 2020

Sindicatos da PSP e da GNR estão surpreendidos com proposta do Governo para que sejam as forças de segurança a fiscalizar quem tem ou não a aplicação StayWay Covid. "É ingrato estar a colocar esta responsabilidade nos ombros da polícia." Lamentam que a pandemia seja vista como um caso de polícia.

"É uma ideia estapafúrdia. E isto é para não dizer nada pior." É desta forma que César Nogueira, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), reage à possibilidade de ser a GNR e a PSP a fiscalizar quem tem a aplicação StayWay Covid instalada. Uma proposta de lei apresentada pelo Governo à Assembleia da República e que, se for aprovada, torna obrigatório o uso de máscara na rua e da aplicação StayWay Covid em "contexto laboral ou equiparado, escolar e académico".

Quem não cumprir estas regras arrisca-se a multas que podem ir dos 100 aos 500 euros. Além de ter a aplicação, o Governo quer ainda que seja obrigatória a introdução dos códigos na aplicação para pessoas infetadas. A fiscalização destas medidas ficará a cargo das forças de segurança. PSP e GNR reconhecem à SÁBADO que esta será uma medida difícil de aplicar e que coloca os agentes e militares numa posição delicada perante a população.

"É curioso que o Governo nos dê uns trabalhos um bocado estranhos e depois para responder a problemas não nos ouça. Por exemplo, olhando para a atual proposta de Orçamento do Estado seria de esperar que o Governo não nos pedisse mais nada, mas depois usa-nos em situações muito complexas. O que achamos é que se a lei for aprovada, tem de haver regras, tem de ser muito claro para todos como as coisas vão ser feitas", aponta o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Rodrigues.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais