Uma ovelha a transportar uma bandeira. Uma cobra. Um sol e uma espiral. Os símbolos intrigantes que adornam o anel de sinete, em prata, deixado por Wilhelm Achilles d'Orey à guarda da sua família, permanecem indecifráveis há 170 anos. Guilherme d'Orey, um alto quadro da Volkswagen, residente em Wolfsburgo, na Alemanha, tem tentado, em vão, encontrar um sentido para a iconografia. Seria mais uma peça para conhecer as origens do seu enigmático antepassado, um prussiano que desembarcou em Lisboa em 1852 e que, através do casamento com Luísa Henriqueta Mouzinho de Albuquerque, originou uma das maiores – senão mesmo a maior – família portuguesa. Achilles e Luísa tiveram dez filhos, seguindo-se aproximadamente 4000 d'Orey em pouco mais de século e meio.
Tal como milhares de parentes, Guilherme, 48 anos, cresceu a ouvir a história de que o seu antepassado era descendente do kaiser (imperador alemão, que naquela época se referia, provavelmente, a Wilhelm I), fruto de uma relação ilegítima com uma princesa polaca dos poderosos Lubomirski. "Fui atrás dessa história do kaiser quando comecei a investigar", diz Guilherme à SÁBADO. "Um primo disse-me que a mãe de Wilhelm, Ulrike Uden Achilles, era de Wusterhausen an der Dosse, a noroeste de Berlim, e eu fui ao Google e vi que a antiga casa da família era um museu. Foi a ponta da linha, comecei a desfiar o novelo e descobri um monte de histórias tão ricas que comecei a escrevê-las". O processo deu origem a um livro, "Der Romantische Preuße" ("O Prussiano Romântico"), publicado em 2019 apenas em alemão, que revela uma nova versão da história dos d'Orey, para desgosto de alguns.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Ministro da Economia testa positivo à covid-19
Ventura vai participar à CNE e PSP alegada "espionagem" pelo BE
Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria com mais 52 camas
Farmácias, clínicas com urgências e funerárias são exceções aos novos horários
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.