Covid-19: Vizela realiza análises em lares a todos os idosos e colaboradores

Lusa 25 de março de 2020
As mais lidas

Na próxima semana, avançarão também análises junto dos agentes da proteção civil, incluindo bombeiros do corpo efetivo da cidade, militares da GNR e profissionais (médicos e enfermeiros) que trabalham nas duas unidades de saúde familiar daquele concelho do distrito de Braga.

A Câmara de Vizela vai realizar análises de Covid-19 em todos os idosos e colaboradores das instituições de solidariedade, prevendo-se que o processo abranja cerca de 450 idosos, disse esta quarta-feira à Lusa o presidente da autarquia.

Segundo Vítor Hugo Salgado, as análises vão começar a ser efetuadas na sexta-feira e prosseguirão na segunda-feira, a cargo de um laboratório contratado pelo município.

Além dos idosos, todo o pessoal auxiliar e de saúde dos lares será abrangido pela medida.

O autarca acrescentou que, na próxima semana, avançarão também análises junto dos agentes da proteção civil, incluindo bombeiros do corpo efetivo da cidade, militares da GNR e profissionais (médicos e enfermeiros) que trabalham nas duas unidades de saúde familiar daquele concelho do distrito de Braga.

Prevê-se que esta ação de grande envergadura alcance cerca de 600 pessoas, representando um investimento de 50 mil euros, assegurado pela câmara municipal.

O trabalho vai ser articulado com as autoridades locais e nacionais de saúde, assinalou, referindo que os dados serão comunicados pelos canais indicados pela tutela.

Vítor Hugo Salgado disse à Lusa esperar que esta campanha no concelho ajude a prevenir o contágio de Covid-19, nomeadamente junto dos escalões etários mais vulneráveis, como os idosos, e as pessoas que têm de contactar com situações de risco, como os profissionais de saúde e os agentes de proteção civil.

Neste momento, disse o autarca, o concelho tem quatro pessoas infetadas por Covid-19.

Em Portugal, a pandemia de Covid-19 já causou 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e há 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais