Trinta e seis concelhos do Norte registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com Miranda do Douro a atingir os valores mais elevados, revela esta quarta-feira um relatório oficial.
Trinta e seis concelhos do Norte registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com Miranda do Douro a atingir os valores mais elevados, revela esta quarta-feira um relatório oficial.
O documento da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), a que Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica entre as últimas semanas de dezembro (de 22 a 28) e as primeiras de janeiro (de 05 a 11).
Nos últimos 14 dias, foram 36 os concelhos a Norte que registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes, mais 20 concelhos do que o anterior relatório, que tinha dados até 06 de janeiro.
Nesta última semana, 35 concelhos registaram uma taxa de incidência superior a 480 novos casos por 100 mil habitantes.
Estão nesta situação menos nove concelhos do que no anterior relatório.
Segundo o documento, a taxa média da região Norte fixa-se agora nos 970 novos casos por 100 mil habitantes.
Dos 36 concelhos com uma taxa de incidência superior a 960 novos casos, 11 situam-se no distrito de Braga: Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Guimarães, Povoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde.
Sucede-se o distrito de Vila Real, onde nove municípios acompanharam a elevada incidência: Boticas, Chaves, Mondim de Basto, Montalegre, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Santa Marta de Penaguião, Valpaços e Vila Real.
Os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, no distrito de Bragança, também registaram valores de incidência superiores a 960 novos casos.
Miranda do Douro é o concelho a Norte com a maior taxa de incidência: 3.601,8 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Seguem-se os concelhos de Mogadouro, Boticas e Peso da Régua, onde as taxas de incidência são superiores a 1.900 novos casos.
No distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete concelhos], os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira também contabilizam mais de 960 novos casos por 100 mil habitantes.
Os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte da Barca e Vila Nova de Cerveira (no distrito de Viana do Castelo) e os concelhos da Póvoa de Varzim, Santo Tirso e Vila do Conde (no distrito do Porto) também acompanham esta tendência da taxa de incidência.
Dos 35 concelhos com uma taxa de incidência superior a 480 novos casos por 100 mil habitantes, 15 são no distrito do Porto, cinco em Viana do Castelo, cinco em Vila Real, quatro em Bragança, três em Braga e três em Aveiro.
Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.