Correção ao texto sobre Catarina Martins

Correção ao texto sobre Catarina Martins
Maria Henrique Espada 23 de maio de 2020

A SÁBADO publicou na sua última edição impressa um texto em que atribui à líder do BE afirmações que teria feito há 20 anos num programa da RTP. Foi um erro, induzido por uma publicação do autor do programa, que a identificou - e depois corrigiu. Ficam os imprescindíveis esclarecimentos e um pedido de desculpas a Catarina Martins.

1
A 14 de maio:
Luís Osório publicou na sua página de Facebook o seguinte post: "Há duas semanas enumerei algumas das pessoas que colaboraram com o Zapping, programa da minha autoria que está outra vez a ser exibido na RTP 2 (nas madrugadas de segunda a sexta). Esqueci-me por completo da colaboração de uma jovem atriz que, mais tarde, se tornaria uma líder partidária extraordinariamente influente. São 16 segundos, mas valem bem a pena"

O programa, na altura ainda disponível na box, não permitia questionar a identificação feita pelo próprio autor do programa e também escritor, ex-jornalista e ex-diretor do jornal A Capital, assim como autor de vários programas na RTP. Isto, porque a "jovem atriz" não tem nenhuma legenda e nos créditos do programa a única mulher citada é a também atriz Marina Albuquerque, que no programa faz uma entrevista a Tarzan Taborda – e não é a entrevistada identificada por Osório.

2
A 21 de maio:
A SÁBADO publicou um texto com excertos do referido programa. A pessoa identificada por Luís Osório como Catarina Martins usa expressões como "esta merda de país".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais