Cerca de 10 mil pessoas recebem apoio alimentar no concelho de Loures

Lusa 09 de julho de 2020
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 13 a 19 de maio
As mais lidas

Pedidos de ajuda estão a aumentar devido à pandemia da Covid-19.

Cerca de 10 mil pessoas estão a receber atualmente apoio alimentar da Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, numa altura em que os pedidos de ajuda estão a aumentar devido à pandemia da covid-19.

D.R.

Em declarações à agência Lusa, o vereador com o pelouro da Ação Social da Câmara de Loures, Gonçalo Caroço, alertou para o facto de chegarem à autarquia cada vez mais pedidos de ajuda devido a carências alimentares.

"Logo em março apercebemo-nos dessas carências e criámos uma rede com as instituições de solidariedade social para fazer chegar o alimento a essas pessoas", referiu o autarca.

Neste momento, estão a ser apoiadas cerca de 10 mil pessoas, através de 30 instituições de solidariedade social do concelho de Loures.

Segundo explicou Gonçalo Caroço, muitas dessas pessoas beneficiam também de apoios de outras instituições, como o Banco Alimentar e a Segurança Social, sendo o apoio da autarquia "um complemento à sua subsistência".

"São pessoas que durante este período da pandemia perderam rendimentos, quer devido a situações de 'lay off', quer de desemprego. Não se tem verificado melhorias e a tendência é mesmo para piorar", alertou.

O autarca destacou, igualmente, o trabalho que está a ser levado a cabo pelas equipas de saúde pública no âmbito do combate à covid-19, que está a permitir referenciar novas situações de carência alimentar.

"Tínhamos muitas famílias referenciadas, mas conseguimos agora referenciar outras. A ideia é garantir esse apoio durante o confinamento, mas o sistema está montado e poderão continuar a beneficiar deste tipo de apoio no futuro", apontou.

Até ao momento, a Câmara de Loures já investiu mais de meio milhão de euros no apoio alimentar às famílias mais carenciadas.

O município de Loures tem duas uniões de freguesias onde estão a ser aplicadas medidas mais restritivas para conter a propagação da covid-19.

Essas medidas estão a ser aplicadas em 19 freguesias de cinco dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

Portugal regista hoje mais 13 óbitos por covid-19, em relação a quarta-feira, e mais 418 casos de infeção confirmados, dos quais 328 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais