A autarquia decidiu retirar um cartaz político por ofender o presidente da Câmara. O partido critica a prepotência por parte do município e coloca a hipótese de recorrer à justiça.
Câmara de Oeiras tirou cartaz da Iniciativa Liberal porque "ofendia" Isaltino Morais
Um cartaz político onde se pode ler: "Confiaria as contas da sua casa a este homem" e ao lado da frase uma fotografia de Isaltino Morais, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, a acender um charuto. O cartaz da Iniciativa Liberal foi removido pela Câmara por o poder concelhio sentir que "ofendia" Isaltino. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu a queixa e deve deliberar sobre a mesma na quinta-feira.
A Câmara Municipal de Oeiras explicou à SÁBADO o que motivou a retirada de um cartaz político sem ter informado sequer os detentores do cartaz (neste caso, a IL): "O outdoor foi retirado porque ofendia o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. O núcleo de Oeiras do Iniciativa Liberal foi informado pela mesma via que foi informada a Câmara de Oeiras da sua colocação. O núcleo de Oeiras do Iniciativa Liberal não informou a Câmara de Oeiras da colocação do outdoor, tal como obriga a lei", informou fonte oficial da Câmara.
Mas a verdade é que a lei não obriga a que os partidos políticos informem sobre a colocação de cartazes na via pública, explica a CNE. "Por serem precisamente cartazes políticos é que não têm de ser comunicados", refere o porta-voz daquela comissão, João Tiago Machado, lembrando que a colocação da propaganda fica sob a alçada da "liberdade política".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.