Bloco de Esquerda reclama vitórias em Lisboa

Bloco de Esquerda reclama vitórias em Lisboa
Margarida Davim 10 de novembro de 2018

Um ano depois do início do mandato em acordo com Fernando Medina, o vereador Manuel Grilo veio à Convenção do Bloco explicar aquilo que o partido já conseguiu na Câmara de Lisboa.

O caso Robles pode ter manchado o mandato do BE na vereação da Câmara de Lisboa, mas Manuel Grilo garante que "é positivo" o balanço deste primeiro ano de mandato. O vereador que substituiu Ricardo Robles diz que a habitação "é uma disputa" na qual o partido quer "fazer a diferença" e lembrou que "foi o BE que propôs a regulamentação do alojamento local, que agora avança".
As referências ao tema da habitação foram uma forma de deixar claro aquilo que já tinha sido explicitado por Catarina Martins nesta Convenção. A polémica em torno do caso do vereador bloquista não inibe o partido de continuar a ter no combate à especulação imobiliária.
Mas a habitação está longe de ser a única área na qual o Bloco, que tem o pelouro da Educação e Acção Social, reclama vitórias na Câmara de Lisboa.
Manuais escolares gratuitos em toda a escolaridade obrigatória, o fim do plástico nas refeições do 1.º ciclo, o fim do monopólio das empresas de catering são outras conquistas lembradas por Manuel Grilo, que ainda anunciou "mil novas vagas em creches" e garantiu que "o programa das salas de consumo assistido, previsto desde 2001, está finalmente a avançar" e que "o metro chegará a Alcântara e daí até às restantes freguesias do Ocidente, em modo metro ligeiro".
"O BE com responsabilidade governativa é isto: um instrumento para melhorar a vida das pessoas", assegurou Grilo, que reconhece que "não tem sido fácil" e que em muitas áreas "o porto de partida é o desacordo". Mas assegura que "o balanço é positivo".
"Disputamos as políticas na CML e na rua, garantindo que fazemos a diferença na cidade de Lisboa", afirmou, admitindo que faltam avanços em áreas como o reequipamento das escolas e o abandono escolar, o direito à habitação e a garantia de transportes públicos para todos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais