As perturbações no Metro de Lisboa são tantas que inspiraram uma app...

As perturbações no Metro de Lisboa são tantas que inspiraram uma app...
Leonor Riso 15 de novembro de 2017

... e um site. A ideia foi de um estudante de Engenharia Informática e de Computadores e não faltam ideias para o futuro.


Também é um dos passageiros que usa o metropolitano diariamente, e se queixa do tempo de espera ou das constantes perturbações? Gabriel Maia, estudante no Instituto Superior Técnico de 21 anos, criou duas ferramentas que o podem ajudar. Está em casa e quer saber se a circulação está normalizada nas linhas do Metro de Lisboa? Vá a perturbacoes.pt. Já saiu de casa e quer saber se pode viajar sem problemas? Tem a app UnderLx.

Ao longo de uma semana a aceder ao site, a SÁBADO viu informações desanimadoras. Muitas das vezes, o Metro estava há um dia sem perturbações. Noutras, há apenas algumas horas... Falámos com Gabriel Maia sobre os dois projectos.

O que oferece a sua app de útil para as pessoas que usam o metropolitano?
O planeador de viagens não só informa qual o melhor percurso entre duas estações, como também mostra instruções passo-a-passo à medida que se faz a viagem, como um GPS. Adequa o percurso às condições actuais da rede, e só vai melhorar no futuro. A cada viagem que o utilizador faz, a app regista o seu percurso, tornando fácil a consulta da duração e outros valores. Oferece um mapa de rede optimizado para os ecrãs de telemóveis, e informações sobre todas as estações, desde dados gerais a ligações com outros transportes, parques de estacionamento, etc. Mais funcionalidades serão possibilitadas pelos dados anónimos que os utilizadores submetem. Quanto mais pessoas usarem, mais fácil será disponibilizar mais estatísticas e melhorar o planeador de percurso. Se conseguirmos um número suficientemente elevado de utilizadores, poderemos passar a calcular os tempos de espera para os comboios, informação que actualmente só é disponibilizada pelo Metro nas plataformas das estações.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais