Notícia

Autáquicas 2017

O que dizem as últimas sondagens sobre as autárquicas

29.09.2017 09:52 por Leonor Riso e Alexandre R. Malhado
RTP é mais favorável a vitória de Medina que SIC. PSD surge em terceiro lugar tanto em Lisboa como no Porto
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

Candidatos a Lisboa e Porto

Nas últimas 24 horas, foram conhecidas duas sondagens: a da Universidade Católica para a RTP e para a Antena 1, e a da SIC e do Expresso.

Segundo esta última sondagem, Fernando Medina deverá conseguir a maioria dos votos para a Câmara Municipal de Lisboa. Com 43,3% das intenções de voto, nove dos 17 vereadores do executivo camarário serão socialistas.

No segundo lugar, está Assunção Cristas. A líder centrista reúne 17,5% das intenções de voto, podendo eleger três vereadores. Este é um dos melhores resultados de sempre do partido na Câmara de Lisboa.

O PSD pode ficar em terceiro lugar, conseguindo tantos vereadores como a CDU. Teresa Leal Coelho reúne 12,5% das intenções de voto, ficando com dois vereadores. João Ferreira, da CDU, conseguiu convencer 10,1%  dos eleitores, segundo a sondagem.

pub

Ricardo Robles, do Bloco de Esquerda, deve conseguir ser eleito vereador, tendo 5,7% dos votos.

Nesta sondagem a Lisboa, 16,8% dos inquiridos preferiram a opção "não sabe/não responde", e os técnicos consideraram que se vão abster no domingo, dia 1.

Subindo para norte, esta sondagem dá a vitória a Rui Moreira, com 40,8% das intenções de voto e a possível eleição de seis ou sete vereadores, o que o afasta de eventuais coligações (um tema que levou António Costa a abandonar uma entrevista).

Manuel Pizarro, do PS, é o candidato logo atrás: convence 30,8% dos eleitores inquiridos.

Em terceiro lugar chega Álvaro Almeida, com 11%. Ilda Figueiredo, da CDU, tem 6,9% dos votos. João Teixeira Lopes, o candidato bloquista que substituiu Semedo, ficou com 5,4%. O CDS-PP apoia Rui Moreira.

pub

A análise tem um erro máximo da amostra de 3,63%, com um grau de probabilidade de 95%.

Sondagem da Universidade Católica para Lisboa dá 47% ao PS
É "muito provável" que Fernando Medina consiga uma maioria absoluta na Câmara Municipal de Lisboa, com o PS a obter 47% dos votos e elegendo entre 8 a 10 vereadores. É essa a conclusão da sondagem da Universidade Católica para a RTP e Antena 1.

A sondagem também prevê o segundo lugar para a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, com 15% dos votos, e Teresa Leal Coelho, do PSD, com 12%.

Além disso, o Bloco de Esquerda e PCP ficarão, segundo a sondagem, com 8% dos votos. Desta forma, Ricardo Robles (BE) e João Ferreira (CDU) elegem entre um e dois deputados. No melhor cenário, BE e CDU podem alcançar o PSD.

O PAN não consegue eleger nenhum vereador, surgindo em quinto lugar com 3% dos votos. A sondagem da Universidade Católica prevê ainda que 4% dos votos sejam nulos ou brancos e que 3% se destinem a outras forças políticas.

pub

Segundo a RTP, a margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1185 inquiridos é de 2,8%, com um nível de confiança de 95%.


pub
pub