Notícia

Portugal

Presidente do LNEC garante: “A ponte 25 de Abril está segura”

08.03.2018 20:50 por Mariana Branco
Carlos Pina reagiu à notícia sobre a necessidade de intervenções urgentes. "A ponte 25 de Abril esteve segura, está segura e vai continuar a estar segura", disse.
Foto: Cofina Media
Foto: Getty Images/DEA / W. BUSS
Foto: Sábado
Foto: Vítor Chi 

25 de Abril
O presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Carlos Pina, reagiu esta quinta-feira à notícia avançada pela Visão. "A ponte 25 de Abril esteve segura, está segura e vai continuar a estar segura", disse, de acordo com o Expresso.

"As anomalias que recentemente têm vindo a público na Comunicação Social sobre esta construção são detectadas precisamente com o programa de monotorização que regularmente fazemos, que serve exactamente para interpretar a causa dessas anomalias e definir qual a melhor estratégia para eliminá-las, assegurando assim todas as condições de segurança", prosseguiu o responsável.

Para garantir todas as condições de circulação na ponte, Carlos Pina garantiu que as obras começarão no "tempo adequado". "Elaborámos um parecer onde referíamos que as obras programadas deviam ser realizadas o mais depressa possível. Hoje, consideramos que as obras vão começar no tempo adequado para garantir a segurança da Ponte 25 de Abril", disse o presidente do LNEC.

Também esta quinta-feira, o Governo reagiu às notícias que dão conta que o LNEC defende intervenções urgentes na ponte 25 de Abril, negando que haja "qualquer processo a aguardar autorização do Ministério das Finanças relativo a intervenções de cariz urgente na Ponte 25 de Abril". 
pub
Em comunicado, o Ministério das Finanças defendeu que "todos os pedidos de intervenção na ponte 25 de Abril, nomeadamente os projectos de portarias de extensão dos encargos, foram atempadamente aprovados pelos ministérios competentes. Os processos referiam-se a intervenções regulares e programadas no âmbito de um calendário de manutenção plurinatal da referida infraestrutura".

Na quarta-feira, foi anunciado que a Ponte 25 de Abril vai ser alvo durante dois anos de trabalhos de manutenção, orçados em 18 milhões de euros.


pub
pub