Notícia

Portugal

PGR: Magistrada Ana Paula Vitorino não é suspeita

08.03.2018 18:09 por A.R.M.
O MP diz que as credenciais (username e password) da procuradora Ana Paula Vitorino foram usadas "sem o conhecimento ou consentimento".
pgr, procuradoria, geral, republica
Foto: Francisco Rivotti / Record 
Foto: Vítor Mota/Cofina Media
Foto: Lusa

pgr
O Ministério Público diz que as credenciais (username e password) da procuradora Ana Paula Vitorino, actual assessora da Procuradora Distrital de Lisboa, Maria José Morgado, foram usadas "sem o conhecimento ou consentimento" para aceder aos processos que interessavam ao Benfica.

Um dia depois da SÁBADO avançar que os dados da procuradora Ana Paula Vitorino tinham sido "roubados", a Procuradoria-Geral da República confirma a investigação. "Uma das suspeitas que se encontra em investigação é a utilização de credenciais alheias para aceder ao sistema Citius e, desta forma, recolher informação relacionada com processos", frisou a PGR em comunicado à imprensa. "Tal utilização efectuou-se sem o conhecimento ou consentimento da titular das credenciais, a qual, sendo completamente alheia ao sucedido, não é, nem nunca foi, suspeita ou visada na investigação em curso", concretiza. 
Em suma, a PGR explica que "o inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP de Lisboa tem por objecto factos suscetíveis de integrarem crimes de corrupção, peculato, violação do segredo de justiça, favorecimento pessoal, falsidade informática, acesso ilegítimo e burla informática".

Recorde-se que a Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária investigou e deteve, esta semana, Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD encarnada, depois de um procurador da 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa ter emitido os mandados de detenção e busca. 

pub
Esses documentos refere-se expressamente que José Augusto Silva recebeu como contrapartida um "cargo no Museu Cosme Damião para Fernando Silva Rocha", seu sobrinho. E que foi Paulo Gonçalves quem "diligenciou junto dos recursos humanos do Benfica pela contratação do sobrinho de José Silva para o museu do clube"



pub
pub