Há 15 anos

20-09-2020 Se lembro o que escrevi é para colocar o que está a acontecer no terreno da ciência e da história, como previsível. Recordo-me de ser criticado por Miguel Sousa Tavares por ser “exagerado”, coisa que hoje presumo se deve ter arrependido de dizer.

Os pecados do mundo

19-09-2020 O caso da Universidade de Edimburgo é exemplar: agora, para não ofender a sensibilidade da seita, o nome de David Hume será apagado de um dos seus edifícios. Porque era “racista”, como acusam os analfabetos do anacronismo?

Não me chame Hortense que me põe tense

18-09-2020 A montanha de tramoias do PS em Castelo Branco pariu um rato amedrontado. Um caso de estudo de compadrios e cobardias, em vésperas da chuva de ouro europeu.

Instantâneos ou quase (19)

18-09-2020 Entrevistar a patroa nunca é tarefa fácil. É-se apontado por isto ou aquilo. Uma evidência. Mas ver a conversa entre Cristina Ferreira e três jornalistas experientes (o entrevistador e “os meninos”) foi confrangedor.

O olhar mais infantil

18-09-2020 Aqueles castelos na areia não se iam edificar sozinhos e alguém tinha de a levar pela mão a saltar as ondas.

Num mundo desfasado, desfasar horários por decreto é o maior dos desfasamentos

17-09-2020 Imaginem que, em vez de criarmos regras e medidas de segurança, tornávamos a frequência das aulas facultativa, possibilitando, a quem tem meios e recursos, o ensino à distância, sem o transformar em  ensino em casa.

Conversa de ocasião

17-09-2020 Por isto enquanto não se avançar decididamente neste sentido e continuarmos na mera manifestação de intenções a conversa será boa mas não passa disso.

Combate à corrupção

17-09-2020 O discurso político nacional tem sido unânime no sentido de encarar o combate à corrupção como uma prioridade e Portugal, ao longo dos anos e com os seus sucessivos Governos, tem vindo a acumular pacotes de medidas anticorrupção os quais, na prática, pouco ou nada resolvem o problema.

O Benfica é coisa deles

17-09-2020 Ao entrar na comissão de honra de Luís Filipe Vieira, António Costa transformou a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção, do seu Governo e da sua ministra da Justiça, numa anedota

A confissão e a negociação da verdade

16-09-2020 A admissão do erro, a explicação da motivação do crime e como foi cometido são muito relevantes para a descoberta da verdade, mas também para a determinação da medida concreta da pena a aplicar.
Veja mais