José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
22.04.2021

PS, PSD e Sócrates

A direita hoje quer esquecer que Sócrates foi visto e apresentado como o homem da esquerda que fazia a política de que a direita gostava. E que explicava os insucessos da direita pelo facto de ele ter “esvaziado” o PSD e por arrasto o CDS.

15.04.2021

Observações ad loca infecta

O juiz Rosa mostrou-se mais motivado para atacar o Ministério Público do que para saber dos crimes de que eram acusados os arguidos. Isso é péssimo e vai reforçar a convicção errada de que faltam leis para combater a corrupção.

08.04.2021

Desconfinamento

A ideia de que seria possível alterar as sondagens subindo o tom das críticas, ou radicalizando o discurso, como querem os adversários de Rio, é completamente errada. O problema é outro, é fazer as críticas certas.

01.04.2021

O estado da pouca arte

Outro aspecto péssimo da pandemia foi exacerbar a praga do politicamente correcto. Alguém percebeu o que se passou em Corroios? Rixas entre famílias com armas de fogo costumam passar-se entre ciganos. Foi assim ou não?

25.03.2021

Corso/Ricorso

Se fosse na Nigéria ou no Mali, vá que não vá, daríamos o suspiro pelos males do mundo, mas como é em Moçambique, que em bom rigor nem sabemos quem governa, podem decapitar as crianças à vontade

18.03.2021

A política também tem Covid

O País está com dificuldades respiratórias, como de costume mal distribuídas, com os mais pobres e os que empobreceram com esta crise a não saberem como respirar e acima de tudo como vão respirar quando os débeis apoios estatais terminarem

11.03.2021

À volta de Moedas

Moedas é em abstrato um bom candidato do PSD a Lisboa. Mas, se quer ter um resultado satisfatório, terá de fazer uma campanha “social”, porque a maioria dos problemas da cidade são dessa natureza, e não os que são habituais no discurso tribal da direita

04.03.2021

As tribos

Já repararam como nas últimas discussões, seja sobre o passado colonial, sobre a pandemia, sobre o Estado, sobre o Governo, sobre a escola, das duas tribos uma está na ofensiva e outra na defensiva?

25.02.2021

Um grande lema: o do Washington Post

Na semana passada estive numa livraria a sério, no El Corte Inglés. Será que as livrarias encerradas não conseguem convencer o supermercado ou a mercearia mais perto a tomá-las sob a sua protecção?

18.02.2021

Inevitabilidade das contradições

As autoridades sanitárias não querem que haja o menor pretexto para as pessoas saírem à rua, mesmo que nessas deslocações cumpram as regras do distanciamento e usem máscara.

04.02.2021

Adjectivar a democracia

No mundo radicalizado que hoje se vive, a classificação da actual situação política em Portugal seria a de uma “democracia iliberal”, com o socialismo e a social-democracia exercendo o poder sem limites, com o estatismo crescente a limitar e a pôr em causa as liberdades dos cidadãos

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)