Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Subdiretor


Isto começou no final dos anos 90, com as primeiras reportagens de jogos do campeonato distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, para os jornais "Alto Minho" e "Correio do Minho" e rádio "Ondas do Lima". Universidade Fernando Pessoa, Escola Superior de Educação de Coimbra e Universidade do Minho foram as três escalas feitas até entrar no mercado de trabalho, onde trabalhei no Portugal Diário, Diário de Notícias e Expresso. O desafio agora chama-se SÁBADO, que continua a sair à quinta e todos os dias na Internet.

18.06.2021

O estado de calamidade é isto

Dados pessoais para Moscovo, um arraial popular, o comissário Adão e Silva, um ex-presidente do Tribunal Constitucional a dizer que a PGR é um “agente encoberto” e Pacheco Pereira a mandar os mais novos estudar. Isto, sim, é um estado de calamidade.

11.06.2021

O homem que não quer ser PM

Rui Rio parou no tempo, em dezembro de 2001, quando ganhou a Câmara do Porto a Fernando Gomes. Já passaram 20 anos, mas o líder do PSD ainda não percebeu que o País mudou. Hoje, não há líder da oposição. Há, isso sim, um primeiro-ministro que joga sozinho.

04.06.2021

Welcome to bandalheira

Quando convidamos um casal com filhos para passar lá por casa e o puto deles nos parte o comando da TV, dizemos que “está tudo bem”. Se for o nosso, leva um raspanete e, talvez, uma bofetada. No fundo, foi isto o que se passou na final da Champions.

28.05.2021

Salvo o devido respeito

A liberdade de expressão tem sido capturada ao sabor das conveniências conjunturais. É crime um deputado chamar “bandidos” a um grupo de cidadãos, mas é aceitável um polícia apelidar o mesmo deputado de “aberração”.

21.05.2021

O calote de colarinho branco

Em 2012, um homem foi condenado por ter exposto publicamente um caloteiro. Mais do que a dívida, o tribunal valorou a “dignidade da pessoa humana”. Os grandes devedores do Novo Banco têm caminho aberto para apresentar queixas.

14.05.2021

O pântano está mesmo a chegar

Um ministro desnorteado, João Galamba a assumir-se como secretário de Estado da biomassa animal, um bastonário mais preocupado com a propriedade privada do que com a escravidão, grandes devedores a gozarem com o pagode. Isto cheira a...

07.05.2021

Endividamento ilícito

O crédito também tem classe social, há os tais "de bem", ainda que tecnicamente tesos, e os outros, que bem podem ser honestos e pagar, mas precisam de 20% para dar de entrada.

30.04.2021

Obrigado, Sérgio Sousa Pinto

Na última cerimónia de aniversário do 25 de Abril, o Presidente deu-nos um tratado de tolerância e democracia. Mas parte da esquerda ainda prefere entrincheirar-se a subir ao palco do espaço democrático e combater o avanço da extrema-direita

23.04.2021

O negacionismo na Justiça

As decisões judiciais contraditórias, as suspeitas nos concursos, as avaliações - tudo isto decorre de um problema central na Justiça a que o poder político tem, sistematicamente, fechado os olhos: a opacidade e o desrespeito total pelos cidadãos.

16.04.2021

Os paradoxos criados por Ivo Rosa

Durante anos, muita gente andou a bater à porta errada: afinal, segundo o juiz, o “dono disto tudo” era Carlos Santos Silva e não Ricardo Salgado. A narrativa de Ivo Rosa permite outra conclusão: Zeinal Bava foi um “totó” quando devolveu 17 milhões de euros.

09.04.2021

A neura da Operação Marquês

O juiz Ivo Rosa não vai só decidir se José Sócrates será ou não julgado por corrupção. A decisão do magistrado judicial também abrangerá todos os que, durante anos, foram complacentes com um certo modo de estar na vida de um País.

02.04.2021

O juiz naturalmente escolhido

O problema dos dois juízes no Tribunal Central de Instrução Criminal arrasta-se há anos, sem que ninguém queira fazer alguma coisa. Neste tribunal, já não há juiz natural, mas sim uma tentativa por parte de MP e advogados em escolher o que lhes convém.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)