Angola é um país corrupto até ao tutano. Sim, falo no presente do indicativo
António José Vilela Diretor-adjunto
20 de janeiro de 2020

Angola é um país corrupto até ao tutano. Sim, falo no presente do indicativo

Angola tem essa cultura do esquema, do suborno instalado até aos ossos. Não é uma convicção é um facto.

Há que dizê-lo sem tiques de colonizador, sem rodriguinhos por causa do medo dos interesses instalados. Qualquer empresário, grande, médio ou pequeno, que algum dia fez negócios naquele país sabe disso. Também qualquer empresário ou empresa que algum dia tentou recuperar dívidas em atraso de Angola sabe disto. Qualquer cidadão que algum dia tentou resolver em Luanda algo que metesse serviços públicos, intermediários, assessores e consultores disto e daquilo sabe disso.

Lembro-me de um amigo de uma grande empresa que, durante o reinado da Troika e com Portugal afundado numa crise gigantesca, se voltou para Angola. Lá havia dinheiro fácil, mas também exigiam dinheiro fácil. Lembrou-me que não viajava sem uma mala cheia de dólares para distribuir pelas capelinhas. "É assim mesmo, todos comem. Mas nenhum dos meus colegas empresários portugueses vai admitir que faz isto", disse-me.


Mas isso era o método artesanal (ainda em voga e sempre atual). Há muito que havia outros cada vez mais elaborados e cobertos até do prestígio que nestas coisas se consegue quando se entra num bom escritório de advogados (ou nem tão bom assim) ou se acede a outros especialistas que ocupam gabinetes especialistas em fiscalidade internacional. Angola é o país das offhores oficiais do Estado ou oficiosas de quem sempre o dominou, daquelas entidades que são donas de outras, que por sua vez vão dar a outras tantas. Em latitudes globais. São conhecidas pelos nomes abreviados, ora têm sedes em torres majestosas ou em buracos no fim do mundo de paraísos fiscais. Usam nome de gente de ocasião e servem apenas para dissimular, esconder e guardar. Podem ser usadas por este, aquele e o outro. Às vezes, ao mesmo tempo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais