João Laborinho Lúcio
João Laborinho Lúcio
14.04.2021

Delfos

Santo Ivo, padroeiro dos profissionais do direito e, em especial dos advogados, cuida de nós, mas não lhe são conhecidos predicados de transformação de pães em Rosas. Todas as escolhas levam a um caminho, mais ou menos espinhoso. O caminho de Sócrates, por ironia ou ignorância, levou à sua condenação ao suicídio, que foi executado ao ingerir um veneno chamado cicuta.

31.03.2021

Salto em Altura

Escolher os ambientes a criar para as equipas depende, maioritariamente, da vontade de quem os lidera. Escolher os ambientes em que se quer viver e trabalhar depende, em primeira linha, em muitos casos, da consciência das escolhas que cada um faz.

17.03.2021

O Disparo da Alma

A criatividade é também um processo de pausa. De não tempo. De paragem. Um espaço e um tempo em que o nada ganha ao tudo para deixar entrar novas formas de ver a realidade que se projeta na tela adiante.

03.03.2021

O Sucesso nas Equipas

Todos nos envolvemos em equipas, sejam elas mais ou menos formais. Todos fazemos parte de sistemas, verdadeiros organismos vivos. E todos adotamos um posicionamento nesses sistemas. Qual o papel individual e coletivo na vida desses sistemas?

17.02.2021

Entrudo

A McKinsey deu nota recente de um estudo sobre como os líderes, através do desenvolvimento de competências específicas, podem criar um ambiente de alta performance mais seguro.

03.02.2021

Vacilação

Esperemos que tudo fique mal para que possamos tomar uma decisão. Não porque a devemos tomar, mas porque "perante este cenário, não nos resta alternativa". É neste cenário de incerteza que escutamos as decisões vacilantes. É aqui que se implementa um programa de vacilação nacional. 

20.01.2021

Livre(o)

Não há liberdade sem sermos livres de criarmos a nossa história mesmo que com efeitos vindos das estórias de outras histórias. Nos livros somos livres. Somos livres, mesmo que nos fechem onde só possamos viajar nos livros.

06.01.2021

Viral

Nem todos teremos a mesma perspetiva sobre as nossas vidas aquando do derradeiro olhar. Mas que olhar temos hoje sobre a vida que queremos ter e o que desejamos para este ano que agora se nos oferece? A esta pergunta todos podemos dar uma resposta. A nossa resposta.

30.12.2020

Era uma vez um ano e depois outro

2020 veio mostrar que a mudança é uma constante da vida. Resistimos à mudança e mudamos quando assim é necessário. Em 2021 podemos ousar ir mais além. Não nos ficarmos na espuma das ondas e aceitar que passar a rebentação nos pode trazer a profundidade.

23.12.2020

Evoluir. Acompanhar na Ação.

É sabido que os cenários de liderança isolada, sem envolvimento do conhecimento e sabedoria de todos, são potencialmente geradores de culturas tóxicas.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)