Quem és tu ICF?
João Laborinho Lúcio
05 de fevereiro de 2020

Quem és tu ICF?

Aceitamos como boa a definição de coaching da ICF, segundo a qual “coaching é a criação de uma parceria com o cliente, com base num processo estimulante e criativo que o inspire a maximizar o seu potencial pessoal e profissional”.

Nesta jornada de desenvolvimento pessoal - a nossa - em que tu e eu nos encontramos aqui às quartas-feiras, comprometemo-nos a seguir um processo rigoroso e estruturado, com bases teórica e prática sólidas. Assumimos que, ao falarmos de coaching, seguiríamos o referencial da ICF. Querendo com isto dizer-se que aceitamos como boa a definição de coaching da ICF, segundo a qual "coaching é a criação de uma parceria com o cliente, com base num processo estimulante e criativo que o inspire a maximizar o seu potencial pessoal e profissional". Se assim é, ganha hoje espaço a pergunta que começou a formular-se na passada quarta-feira, e que continua a fazer sentido, para que possamos perceber do que é que andamos a falar quando falamos de coaching. E essa pergunta que se impõe é: quem és tu ICF?

Como em qualquer apresentação de quem acaba de se dar a conhecer, comecemos pelo nome: "Sou a International Coach Federation. Mas este é o meu nome hoje, que estou a fazer vinte e cinco anos de idade. Pode ser que em breve o meu nome evolua. Mas hoje, nesta quarta-feira para que fui convidada, sou a International Coach Federation, ICF para muitos".

Quando ousamos conhecer melhor a ICF, ficamos a saber que esta é uma organização à escala global, a maior organização de coaches profissionais no mundo (mais de 35.000 membros em 145 países), dedicada ao avanço da profissão de coaching através, nomeadamente, da definição de elevados padrões assentes num conjunto de competências que um coach deve assegurar. Dedica-se, igualmente, à promoção da credenciação dos profissionais de coaching através de um programa globalmente reconhecido e independente, criando uma rede global de coaches devidamente formados e que assumem um compromisso com a integridade, com a formação contínua e com a dedicação aos clientes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login