'Lidherança'
João Laborinho Lúcio
27 de maio de 2020

"Lidherança"

A volatilidade e complexidade reinantes já foram alvo de rios de carateres ao longo dos últimos meses. Mas a verdade é que o cenário da mudança exponencial rápida e súbita tem sido parceira do nosso dia-a-dia.

Sir John Whitmore no seu empenho para com a performance deixou-nos esta tirada: "Naquilo que parece ser um contexto global de "fazer mais com menos", é um grande alívio aprender a envolver todo o potencial e a sabedoria dos colaboradores através de relações de parceria e colaboração, em vez de a liderança se sentir constantemente pressionada a dar todas as respostas e a pilotar o navio sozinha". Citação esta que não é tirada dos dias de hoje, dos dias da emergência, da calamidade e da incerteza. Ainda assim, é uma daquelas tiradas que parecem ser-nos úteis independentemente do contexto.

Duas ideias de relevo a destacar: "Fazer mais com menos" e "relações de parceria e colaboração".

A volatilidade e complexidade reinantes já foram alvo de rios de carateres ao longo dos últimos meses. Mas a verdade é que o cenário da mudança exponencial rápida e súbita tem sido parceira do nosso dia-a-dia. Da mesma forma que as variáveis para as tomadas de decisão continuam a ser múltiplas e, muitas vezes, desconhecidas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui