Trump planeava construir um hotel na Rússia

Lusa 28 de agosto de 2017
As mais lidas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estava a negociar a construção de uma Trump Tower em Moscovo quando era já candidato à Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontrava-se a negociar a construção de "uma enorme Trump Tower em Moscovo" quando era já candidato à Casa Branca, noticiou ontem o Washington Post.

Mikhail Klimentyev\TASS via Getty Images
O jornal, que cita fontes familiarizadas com a proposta e os registos revistos pelos advogados da empresa de Trump, indicou que as referidas negociações realizadas entre o final de 2015 e o início de 2016, ou seja, já depois de o republicano ter anunciado oficialmente a candidatura à presidência, em 15 de Junho de 2015.

Segundo o jornal norte-americano o promotor imobiliário de origem russa Felix Sater instou Donald Trump a viajar para Moscovo para promover a proposta e sugeriu que poderia fazer com que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, dissesse "grandes coisas" sobre este.

Mas, Trump não chegou a deslocar-se à Rússia.

Felix Sater, nascido na antiga União Soviética e criado em Nova Iorque desde os seis anos, afirmou num e-mail datado de Novembro de 2015 que, em breve, estariam a celebrar o sucesso desse negócio em Moscovo e a eleição de Donald Trump como Presidente.

O projecto terá sido abandonado porque os investidores precisavam dos terrenos e de autorizações para avançar, mas chegaram a assinar uma carta de intenções com a empresa imobiliária de Trump.

O promotor imobiliário, que foi condenado à prisão em 1990 por fraude e oito anos depois acusado de conspirar com a máfia para lavar dinheiro e defraudar investidores, tem uma longa relação empresarial com Trump. 

Recorde-se que em Julho do ano passado, o então candidato à presidência negou ter qualquer investimento na Rússia. 

Segundo o Washington Post, os documentos que mostram que Trump procurava activamente interesses comerciais na Rússia ao mesmo tempo que fazia campanha para ser Presidente dos Estados Unidos vão ser entregues em breve à comissão que investiga as ligações entre a campanha de Trump e Moscovo. 


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais