Os líderes do PSOE e do Unidas Podemos alcançaram um acordo para um governo de coligação menos de 48 depois das eleições gerais em Espanha. "Vai ser um governo profundamente progressista", disse o líder socialista Pedro Sánchez, numa declaração conjunta após a reunião com Pablo Iglésias.
? El #PSOE y @ahorapodemos hemos alcanzado un preacuerdo para conformar un Gobierno progresista de coalición que sitúe a España como referente de la protección de los derechos sociales en Europa.
— PSOE (@PSOE) November 12, 2019
Léelo aquí pic.twitter.com/lACjhoSYwl
O líder do Unidas Podemos, por seu turno, disse ser uma "verdadeira honra poder trabalhar no governo" espanhol, considerando que o acordo é também uma "vacina" contra a expansão da extrema-direita no país. O El País já avançou que o acordo coloca Iglésias como vice-presidente do governo socialista.
O momento foi selado com um abraço entre os dois líderes partidários.
El abrazo entre Pedro Sánchez y Pablo Iglesias https://t.co/Zyd50iAzue pic.twitter.com/oJo28S6l6l
— EL PAÍS (@el_pais) November 12, 2019
Ainda assim, Sánchez e Iglesias precisam do apoio dos pequenos partidos nacionalistas que colocaram elementos no parlamento. PSOE e Unidas Podemos somam 155 deputados num total de 350 e o novo primeiro-ministro, para ser investido à primeira volta, necessita do apoio de metade, 175, ou numa segunda volta apenas a maioria simples.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Identificado por colocar filhos menores suspensos numa ponte em defesa do clima
Cataratas Victoria Falls reduzidas a uma linha de água devido à maior seca do século
Facas e martelos na posse de duas pessoas que queriam perturbar marcha pelo clima
Trump: "As pessoas andam a puxar o autoclismo 15 vezes"
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.