O Japão registou esta quinta-feira a sua primeira vítima mortal por coronavírus. A confirmação foi feita pelo ministro da Saúde Katsunobu Kato.

A vítima é uma mulher japonesa de 80 anos. É o segundo caso mortal de coronavírus fora da China continental, tendo o primeiro sido registado nas Filipinas.

"A relação entre o novo coronavírus e a morte dessa pessoa não está estabelecida", disse o ministro durante uma conferência de imprensa, citado pela Reuters, adiantando que o resultado positivo do teste foi confirmado depois da morte.

No Japão, "este é o primeiro caso de morte de uma pessoa que o teste deu positivo" para o novo coronavírus, afirmou Kato.

A China reportou esta quinta-feira 254 novas mortes e 15.152 novos infetados em 24 horas pelo novo coronavírus, designado Covid-19, num aumento recorde que resulta de uma alteração na metodologia da contagem.

O número total de mortes pelo surto, inicialmente detetado em dezembro passado, fixou-se hoje em 1.367, enquanto o número de casos confirmados ascendeu a 59.804, em todo o território chinês.

Com Lusa.