Portugal volta a fechar. Que países europeus estão confinados?

Portugal volta a fechar. Que países europeus estão confinados?
Mariana Branco 13 de janeiro

Com o número de casos a disparar, os governos adotam medidas mais restritivas para tentar travar a propagação da covid-19. Os portugueses preparam-se para um novo confinamento já a partir desta quinta-feira.

Com o aumento de casos e mortes relacionadas com a covid-19 em vários países, os governos europeus estão mais uma vez a impor restrições para tentar controlar o avanço da pandemia. Depois de ultrapassar os 10 mil casos diários, Portugal prepara-se para mais um confinamento já esta semana – apesar de semelhante ao de março e abril do ano passado, o Governo já esclareceu que virá com algumas alterações. E o resto da Europa?

Um dos primeiros países a decretar um novo confinamento foi o Reino Unido. Numa altura em que registava mais de 58 mil casos diários, o primeiro-ministro britânico anunciou um confinamento de seis semanas, com as escolas encerradas pelo menos até ao dia 5 de fevereiro. Boris Johnson pediu aos cidadãos que fiquem em casa, considerando que o país está num "momento crítico" e que são necessárias fortes medidas para travar o avanço da nova, e mais contagiosa, variante do novo coronavírus.

Em Inglaterra o comércio não essencial, cabeleireiros e ginásios permanecem encerrados e os bares e restaurantes só podem servir em regime de take-away.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais