O Orçamento para 2019 é o primeiro desde que a Grécia saiu do programa de assistência financeira e inclui várias medidas para obter um excedente orçamental.
Parlamento grego aprova OE para 2019 e renova austeridade
O parlamento grego aprovou na noite de terça-feira o Orçamento do Estado para 2019, o primeiro desde que a Grécia saiu do programa de assistência financeira, ao fim de oito anos.
O projecto de orçamento, que foi aprovado por 154 votos, contra 143, inclui várias medidas de austeridade, para procurar obter um excedente orçamental, conforme o acordado com os credores internacionais.
Ao início de terça-feira, o porta-voz do Governo, Dimitris Tzanakopoulos, declarou que a proposta orçamental era a primeira em 10 anos a ser concebida "em circunstâncias de relativa liberdade financeira e política" dos credores. À medida que o debate evoluía, mais de duas mil pessoas manifestavam-se pacificamente, fora do parlamento, em dois protestos separados, convocados por sindicatos.
A proposta apresentada pelo Governo do Syriza prevê um crescimento da economia em 2,1% em 2018 e 2,5% em 2019. Ao contrário, a dimensão da dívida tem uma redução prevista, do equivalente a 180,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 para 167,8% no próximo ano.
A Grécia tem nos parceiros europeus e no Fundo Monetário Internacional (FMI) os seus principais credores. O acordo para aliviar o peso da dívida garantiu termos de pagamento mais favoráveis, mas em troca o país comprometeu-se a obter excedentes orçamentais durante décadas.
A Grécia também conseguiu uma protecção financeira (acesso a uma linha de financiamento por parte dos credores) enquanto as taxas de juro exigidas pelos investidores para comprarem títulos da dívida grega não caírem.
O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, disse aos deputados que o país não estava excluído dos mercados financeiros, devido aos elevados juros exigidos pelos investidores, mas a Grécia tem adiado até agora a emissão de obrigações.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.