Parlamento Europeu quer que Israel pare "imediatamente" com novos colunatos

Lusa 18 de maio de 2017
As mais lidas

Parlamento Europeu considera que construção de colunatos "hipoteca" quaisquer perspectivas de paz no Médio Oriente


Os deputados do Parlamento Europeu pediram esta quinta-feira a Israel para parar "imediatamente" a construção de novos colonatos judeus em território palestiniano, uma política que, dizem, "hipoteca" quaisquer perspectivas de paz no Médio Oriente.

Numa resolução adoptada em Estrasburgo, o Parlamento Europeu (PE)"reafirma o seu firme apoio a uma solução do conflito israelo-palestiniano fundada na coexistência dos dois Estados, com base nas fronteiras de 1967", de acordo com a agência France Press.

Sublinhando a "importância de uma retomada tão rápida quanto possível das negociações de fundo" entre as partes, o PE "condena a continuação da política de colonização e pede às autoridades israelitas para as terminarem imediatamente".

"Os colonatos de povoamento são ilegais à luz do direito internacional", sublinha a resolução, e "hipotecam ainda mais as perspectivas de uma solução fundada na coexistência de dois Estados viáveis", acrescenta o texto.

O Parlamento "condena todos os actos de violência, de terrorismo contra israelitas", mas pede também que "seja colocado um fim à demolição de casas palestinianas e de estruturas e projectos financiados pela União Europeia, aos deslocamentos forçados de famílias palestinianas e à confiscação de bens palestinianos na Cisjordânia".

As autoridades israelitas aprovaram no final de Março a construção de um novo colonato em pleno coração da Cisjordânia ocupada, o primeiro desde há mais de 25 anos, não obstante a condenação internacional e o apelo da Administração norte-americana de Donald Trump no sentido do refreamento dos novos impulsos de colonização do Governo de
.

A construção de novos colonatos judeus e a extensão dos já existentes reclamam territórios sobre os quais será criado um Estado palestiniano ou comprometem a continuidade territorial e, portanto, a viabilidade de um tal Estado.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais