Onze países do Médio Oriente e do Norte de África acusaram hoje o Irão de "apoiar o terrorismo" e de interferir constantemente nos assuntos internos dos Estados árabes, espalhando a tensão e a instabilidade na região.
EPA/Abedin Taherkenareh
Numa carta dirigida à Assembleia-Geral das Nações Unidas, e citada pela agência noticiosa Associated Press, os 11 países destacam o apoio do Irão ao grupo rebelde xiita Houthi, no Iémen, e ao grupo rebelde xiita Hezbollah, no Líbano, que recentemente enviou combatentes para apoiar o Governo sírio.
Na missiva os 11 países também acusam o Irão de apoiar "grupos terroristas e células" em países como o Barein, Iraque, Arábia Saudita e Kuwait, entre outros.
Os 11 países relembraram ainda, na mesma carta, uma declaração do ministro dos Negócios Estrangeiros do Barein, em Setembro, segundo a qual a única forma de avançar nesta matéria passa pelo Irão "alterar de forma abrangente as suas políticas externas e acabar com as hostilidades".
A carta, elaborada pelos Emirados Árabes Unidos, conta com a assinatura da Arábia Saudita, do Egipto e da Jordânia, entre outros países.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.