Países árabes acusam Irão de apoiar terrorismo

Lusa 14 de novembro de 2016
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 21 a 27 de janeiro
As mais lidas

Onze países do Médio Oriente e do Norte de África acusaram hoje o Irão de apoiar o terrorismo

Onze países do Médio Oriente e do Norte de África acusaram hoje o Irão de "apoiar o terrorismo" e de interferir constantemente nos assuntos internos dos Estados árabes, espalhando a tensão e a instabilidade na região.

EPA/Abedin Taherkenareh
Numa carta dirigida à Assembleia-Geral das Nações Unidas, e citada pela agência noticiosa Associated Press, os 11 países destacam o apoio do Irão ao grupo rebelde xiita Houthi, no Iémen, e ao grupo rebelde xiita Hezbollah, no Líbano, que recentemente enviou combatentes para apoiar o Governo sírio.

Na missiva os 11 países também acusam o Irão de apoiar "grupos terroristas e células" em países como o Barein, Iraque, Arábia Saudita e Kuwait, entre outros.

Os 11 países relembraram ainda, na mesma carta, uma declaração do ministro dos Negócios Estrangeiros do Barein, em Setembro, segundo a qual a única forma de avançar nesta matéria passa pelo Irão "alterar de forma abrangente as suas políticas externas e acabar com as hostilidades".

A carta, elaborada pelos Emirados Árabes Unidos, conta com a assinatura da Arábia Saudita, do Egipto e da Jordânia, entre outros países.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais