OMS envia especialistas à China para descobrir a origem da Covid-19

OMS envia especialistas à China para descobrir a origem da Covid-19
Diogo Camilo 11 de julho de 2020

Dois especialistas vão tentar descobrir se o novo coronavírus foi transmitido através de morcegos ou se existe um outro animal intermediário responsável pela infeção em humanos. Mercados de animais vivos vão estar em especial foco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai enviar este fim de semana uma equipa de especialistas para a China para investigar as origens da pandemia do novo coronavírus, numa altura em que a covid-19 já matou mais de 560 mil pessoas em todo o mundo, infetando mais de 12 milhões.

Os dois especialistas que serão os primeiros a chegar à cidade chinesa de Wuhan, onde se acredita que terá tido origem a pandemia, irão trabalhar em equipa com cientistas chineses para determinar o itinerário da investigação, indicou a porta-voz da OMS, Margaret Harris, acrescentando que se trata de um especialista em saúde animal e um epidemiologista.

"Sabemos que o vírus é muito semelhante ao encontrado em morcegos, mas terá este sido transmitido através de uma espécie de animal como intermediário? Esta é a pergunta que todos queremos que seja respondida", afirmou Harris em conferência de imprensa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais