Líder da oposição russa convoca protestos em 212 cidades

Lusa 29 de maio de 2017
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de março
As mais lidas

Alexei Navalny cumpriu 15 dias de prisão preventiva por organizar manifestações em Março


O líder da oposição russa, Alexei Navalny, convocou hoje para 12 de Junho, quando se celebra o Dia da Rússia, uma jornada de protestos em 212 cidades do país contra a corrupção na administração pública.

Navalny afirmou, na sua página da internet, que hoje pela manhã os seus delegados apresentarão as respectivas solicitações para a realização das manifestações nas autarquias das cidades, como Moscovo, Samara, Kaluga e Tomsk.

O político opositor assegurou que, ainda que as autoridades não autorizem a celebração dos protestos, os seus partidários sairão às ruas, como ocorreu no final de Março, quando se registaram os maiores protestos desde o retorno de Vladimir Putin ao Kremlin em 2012.

"Se se negarem a respeitar os nossos direitos constitucionais, então actuaremos segundo a lei, sairemos de todas as formas. Este é o nosso país e no Dia da Rússia temos o direito de sair à rua com a bandeira russa", sublinhou.

Navalny, advogado que ganhou fama denunciando a corrupção oficial, recordou: "No 26 de Março, já demonstrámos que fomos os que mais convocaram pessoas" para sair às ruas.

O líder da oposição cumpriu 15 dias de prisão preventiva por organizar a 26 de Março uma jornada de protestos em quase uma centena de cidades, sendo que em muitas não foram autorizadas as manifestações.

Navalny, que foi acusado de desacato à autoridade, foi preso pela polícia antes do início do protesto, o que não impediu a participação de milhares de pessoas.

Segundo os seus assessores, o opositor tem intenção de prosseguir a sua campanha com vista às eleições presidenciais de 2018, apesar de lhe ter sido retirado o direito de apresentar a sua candidatura depois de ser condenado por fraude.

Os analistas consideram que Navalny é o único candidato que poderia fazer alguma sombra ao Presidente russo, Vladimir Putin, que previsivelmente vai tentar a reeleição.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais