Shinzo Abe, o primeiro-ministro japonês apoiou hoje a posição norte-americana de manter "todas as opções em aberto" perante os desafios da Coreia do Norte, durante uma reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos. "Devemos resolver [a crise da Coreia do Norte] de forma diplomática e pacífica, mas o diálogo sem resultados não tem nenhum sentido", disse Abe a Mike Pence, durante o almoço de trabalho em Tóquio com o "número dois" da Casa Branca, actualmente em visita ao Japão.
Mike Pence sublinhou que "valoriza a situação complicada que vivem os japoneses perante as crescentes provocações" de Pyongyang, e afirmou que Washington está "a 100%" com o seu aliado. O vice-presidente americano sustentou ainda que "a aliança entre os Estados Unidos e o Japão é a peça angular da paz e da segurança no nordeste da Ásia".
Além disso, Pence e Abe concordaram em como os seus dois países devem persuadir a China para que esta desempenhe um papel maior para lidar com a Coreia do Norte, indicou um porta-voz do governo japonês à Reuters. O vice-presidente norte-americano chegou hoje ao Japão para uma visita oficial de dois dias. Pence veio da Coreia do Sul. Lá, visitou a fronteira fortemente armada entre as duas Coreias.
Mike Pence está a fazer uma visita de dez dias pela Ásia, numa altura marcada pelos testes de armamento norte-coreanos e a tensão entre Washington e Pyongyang, e para discutir a cooperação económica entre os EUA e a região. Os EUA querem atrair investimentos em infraestruturas e exportar mais para o Japão, indica a agência Reuters.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.