Japão quer tensão com Coreia do Norte resolvida com diplomacia

Leonor Riso , Lusa 18 de abril de 2017
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de março
As mais lidas

No entanto, "o diálogo sem resultados não tem nenhum sentido", considerou Shinzo Abe, junto do vice-presidente norte-americano Mike Pence


Shinzo Abe, o primeiro-ministro japonês apoiou hoje a posição norte-americana de manter "todas as opções em aberto" perante os desafios da Coreia do Norte, durante uma reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos. "Devemos resolver [a crise da Coreia do Norte] de forma diplomática e pacífica, mas o diálogo sem resultados não tem nenhum sentido", disse Abe a Mike Pence, durante o almoço de trabalho em Tóquio com o "número dois" da Casa Branca, actualmente em visita ao Japão.

Mike Pence sublinhou que "valoriza a situação complicada que vivem os japoneses perante as crescentes provocações" de Pyongyang, e afirmou que Washington está "a 100%" com o seu aliado. O vice-presidente americano sustentou ainda que "a aliança entre os Estados Unidos e o Japão é a peça angular da paz e da segurança no nordeste da Ásia".

Além disso, Pence e Abe concordaram em como os seus dois países devem persuadir a China para que esta desempenhe um papel maior para lidar com a Coreia do Norte, indicou um porta-voz do governo japonês à Reuters.
O vice-presidente norte-americano chegou hoje ao Japão para uma visita oficial de dois dias. Pence veio da Coreia do Sul. Lá, visitou a fronteira fortemente armada entre as duas Coreias.

Mike Pence está a fazer uma visita de dez dias pela Ásia, numa altura marcada pelos testes de armamento norte-coreanos e a tensão entre Washington e Pyongyang, e para discutir a cooperação económica entre os EUA e a região. Os EUA querem atrair investimentos em infraestruturas e exportar mais para o Japão, indica a agência Reuters.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais