Iraque informou EUA dos ataques do Irão uma hora antes

Iraque informou EUA dos ataques do Irão uma hora antes
Diogo Barreto 08 de janeiro de 2020

O primeiro-ministro iraquiano informou ter sido avisado pelas autoridades iranianas do lançamento de mísseis balísticos contra as bases militares norte-americanas.

O Iraque foi informado pelo Irão do início dos ataques às bases iraquianas usadas por militares norte-americanos, pouco antes da confirmação norte-americana dos ataques por Teerão. Segundo o primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdelmahdi, o seu gabinete foi avisado por volta da meia-noite pelos iranianos que iria ser lançado um ataque contra as bases militares norte-americanas. O dito ataque só aconteceu por volta da 1h20 (hora local).

Abdelmahdi disse que recebeu uma mensagem oficial do Irão anunciando que iriam começar os ataques, numa resposta à morte do comandante Qasem Soleimani na passada sexta-feira. "Na quarta-feira depois da meia-noite, recebemos uma mensagem verbal oficial da República islâmica do Irão indicando que a resposta ao assassinato do mártir Qassem Soleimani estava a começar ou começaria em breve e que os ataques seriam limitados às áreas onde os militares dos Estados Unidos estão presentes no Iraque, sem mais detalhes sobre as localizações", afirmou o gabinete de imprensa de Abdelmahdi.

O comunicado acrescenta que "quase ao mesmo tempo", os americanos confirmaram o início dos ataques, tendo telefonado "enquanto os mísseis caíam nas secções americanas das bases de Ain al-Assad e Erbil".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais