O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, vai anunciar ao final da tarde a sua candidatura às eleições presidenciais de 2017, anunciou hoje o seu gabinete.
REUTERS/Vincent Kessler
O chefe do Governo, socialista, "vai falar esta segunda-feira, 5 de Dezembro, às 18:30 (17:30 em Lisboa), na câmara municipal de Evry", o seu reduto eleitoral na região de Paris, indica um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.
Fontes da equipa de Valls confirmaram à agência de notícias AFP que já não há dúvidas quanto à candidatura às presidenciais do primeiro-ministro, tendo em conta o anúncio do Presidente francês, François Hollande, de que não irá disputar um segundo mandato.
François Hollande, de 62 anos, anunciou a 1 de Dezembro que não se vai candidatar a um novo mandato no próximo ano.
O anúncio da retirada de Hollande abriu caminho à apresentação de candidatos socialistas, que começaram no mesmo dia, 1 de Dezembro, a aceitar candidaturas às primárias, previstas para 22 e 29 de Janeiro.
Arnaud Montebourg, um antigo ministro da Economia de esquerda, já tinha apresentado a sua candidatura. Segue-se agora a de Manuel Valls.
Hollande, com o mais baixo nível de popularidade de um Presidente francês desde a Segunda Guerra Mundial, chegou ao poder depois de derrotar Nicolas Sarkozy (direita) em 2012.
François Hollande torna-se assim no primeiro presidente francês, desde 1958, a renunciar a uma recandidatura.
A popularidade de Hollande atingiu o nível mais baixo depois de um mandato de cinco anos, marcado por alterações nas principais políticas, atentados terroristas, desemprego elevado e revelações sobre a sua vida privada.
Uma sondagem divulgada na quarta-feira da semana passada dava 7% das intenções de voto a Hollande na primeira volta das eleições presidenciais, a 23 de Abril do próximo ano.
O mesmo estudo dava a vitória ao candidato do partido Republicano (direita), François Fillon, seguido pela candidata da Frente Nacional (extrema-direita), Marine Le Pen.
Hollande tem também o mais baixo nível de popularidade de um Presidente francês desde a Segunda Guerra Mundial.
Em 2015, França sofreu três grandes atentados terroristas islamitas, primeiro contra o semanário Charlie Hebdo, depois Paris, em Novembro de 2015, e Nice, em Julho deste ano.
Na política económica, Hollande avançou com um programa de medidas sociais, que incluía um super-imposto de 75% para os mais ricos, mas mudou de rumo para introduzir reformas a favor dos empresários.
Em Janeiro de 2014, a revista Closer divulgou o relacionamento entre Hollande e a actriz francesa Julie Gayet, o que levou ao fim da relação com a companheira, Valerie Trierweiler.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.