Exército sírio controla dois terços de Aleppo

Lusa 05 de dezembro de 2016
As mais lidas

Pelo menos 319 pessoas morreram nas ofensivas do Governo no leste de Aleppo, incluindo 44 crianças. Fogo dos rebeldes matou 69 pessoas

O exército sírio e forças aliadas conquistaram um novo bairro no leste da cidade de Aleppo e controlam agora dois terços do antigo bastião dos rebeldes, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

REUTERS/Omar Sanadiki
O exército conquistou o bairro Qadi Askar após ter já tomado os bairros Karm al-Myessar, Karm al-Qatarji e Karm al-Tahan, indica a organização.

O grupo baseado no Reino Unido considera que os avanços deixaram o bairro de Shaar rodeado pelas forças do Governo e em risco de deixar de estar sob controlo dos rebeldes.

Com a captura de Shaar, o exército controlaria 70% do leste de Aleppo, quatro anos depois de os rebeldes se terem apoderado da cidade.

O director do observatório, Rami Abdel Rahman, disse que centenas de pessoas fugiram dos bairros recentemente recuperados.

O grupo estima que pelo menos 50 mil pessoas tenham trocado os bairros do leste por zonas sob o controlo curdo ou do Governo no oeste ou norte da cidade nos últimos dias.

O exército sírio iniciou uma nova ofensiva para recuperar Aleppo a 15 de Novembro e tem bombardeado o leste da cidade com ataques aéreos, bombas e fogo de artilharia deste então.

Segundo o observatório, pelo menos 319 pessoas morreram nas ofensivas do Governo no leste de Aleppo, incluindo 44 crianças.

O fogo dos rebeldes nas zonas oeste controladas pelo Governo matou 69 pessoas, incluindo 28 crianças, no mesmo período, indicou o grupo.

Hoje, o Conselho de Segurança das Nações Unidas vota uma resolução para exigir um cessar-fogo temporário em Aleppo.

Na província de Idlib, no noroeste da Síria, pelo menos 26 civis morreram em ataques que se suspeita serem de autoria russa, à cidade de Kafr Nabel, indicou também o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais