Ensino de Português recebe bolsa de 2,7 milhões de euros

Lusa 31 de maio de 2016
As mais lidas

O programa de Língua Portuguesa da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, recebeu este mês uma bolsa de cerca de 2,7 milhões de euros para aumentar o seu número de alunos

A bolsa de quase 2,7 milhões de euros foi atribuída pelo Programa de Educação e Segurança Nacional do Departamento de Defesa e vai permitir a continuação do programa durante mais quatro anos. 

Richard Cummins/Getty
"O programa da UGA [Universidade da Geórgia] é o único do seu género em Português nos Estados Unidos e representa, sem dúvida, um dos maiores investimentos do governo federal no ensino do Português na história do ensino superior deste país", disse em comunicado o director do programa, Robert Moser.

Segundo o comunicado, os alunos deste programa atingem altos níveis de literacia em Português, o que o Departamento de Defesa considera importante para os interesses dos EUA.

Os alunos que frequentam o programa passam um ano no Brasil frequentando a Universidade Federal São João del Rei e completam um estágio, com a duração de um semestre, no mesmo país.

Desde que o programa começou, em 2011, foi frequentado por mias de 100 alunos, tendo 60 estudado no Brasil e realizado estágios nas áreas de saúde, relações internacionais, ciência, agricultura, tecnologia e artes.

O programa também estabeleceu parcerias com escolas públicas do ensino regular para promover o ensino da língua desde a pré-escola até ao final do secundário.

O Programa Flagship, em que esta da Universidade da Georgia se inclui, é uma iniciativa do governo dos EUA, administrada pelo Instituto para Educação Internacional, que dá aos alunos a possibilidade de enriquecer os seus estudos regulares com capacidades linguísticas de relações internacionais.

Além do português, já existem programas em áreas consideradas estratégicas para o país, como russo, chinês, árabe e turco.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais