Dois ataques no Afeganistão fazem pelo menos 37 mortos

Lusa 12 de maio de 2020
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 22 a 28 de abril
As mais lidas

"Terroristas mataram 13 pessoas inocentes, entre os quais dois recém-nascidos" em ataque contra hospital em Cabul, disse porta-voz do governo.

O Afeganistão registou hoje dois violentos atentados, um deles um ataque suicida contra uma cerimónia fúnebre no leste do país e outro um ataque armado contra um hospital em Cabul, totalizando pelo menos 37 mortos.

Passaporte afeganistão
Passaporte afeganistão Getty Images

"Os terroristas mataram 13 pessoas inocentes, entre os quais dois recém-nascidos" no ataque contra o hospital em Cabul levado a cabo por três homens armados, disse um porta-voz do Ministério do Interior acrescentando que o "balanço de vítimas incluiu mães, dois recém nascidos e enfermeiras". 

A mesma fonte indicou que há pelo menos uma centena de feridos, entre os quais três estrangeiros.

Durante o ataque ao hospital pública do bairro maioritariamente habitado por xiitas, testemunhas viram as forças de segurança do Afeganistão a retirar recém-nascidos de uma ala coordenada pela organização Médicos Sem Fronteiras situada no interior do hospital público. 

"Pedimos a todas as partes para pararem de atacar hospitais", afirmou o vice-ministro da Saúde, Maheed Majoroh, referindo-se aos grupos talibãs e aos extremistas do Estado Islâmico. 

Poucas horas mais tarde, pelo menos 24 pessoas morreram e 67 ficaram feridas num ataque de um bombista suicida que se fez explodir durante uma cerimónia fúnebre de um comandante da polícia na província de Nangarhar.

Milhares de pessoas encontravam-se presentes no funeral, de acordo com as autoridades provinciais de Nangarhar.

Os dois ataques ainda não foram reivindicados. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais